Dissertação

{en_GB=Procedural Content Generation for Cooperative Games} {} EVALUATED

{pt=A geração de conteúdo procedimental é uma grande parte da indústria de jogos hoje em dia, são gerados níveis, armas e até personagens, abrangendo varias áreas na industria. Neste trabalho, abordamos a lacuna existente na geração de conteúdo procedimental, especificamente para os jogos cooperativos, apresentando uma solução. Nosso trabalho é composto por um editor de níveis com a capacidade de gerar níveis cooperativos para o jogo Geometry Friends. O gerador de nível foi baseado no algoritmo Monte Carlo Tree Search e num algoritmo de avaliação de “flood field”. Diversas experiências foram realizadas para averiguar e validar a ferramenta criada e se os níveis gerados são interessantes, divertidos e de fato cooperativos. Os nossos resultados sugerem que alcançamos nossos objectivos na criação de um algoritmo que gera níveis cooperativos. , en=Procedural content generation is a big part of the gaming industry nowadays, from generating levels, to weapons and even characters, this method of content creation has multiple uses and covers a variety of areas. In this work, we tackle the existing gap in procedural content generation, specifically for cooperative games by presenting a solution of our own. Our work is comprised by a level editor with the capability of generating cooperative levels for the game Geometry Friends. The level generator was based of the algorithm Monte Carlo Tree Search and a flood field based evaluation algorithm. We conducted experiments to see if we were successful in developing such tool and if the levels generated were interesting, fun and were in fact cooperative. Our results suggest that we achieved our goals in creating a tool that produced cooperative levels that are engaging.}
{pt=Geração Procedimental de Conteúdos, Cooperação em Videojogos, Editor de niveis, Monte Carlo Tree Search., en=Procedural Content Generation, Cooperation in Videogames, Level editor, Monte Carlo Tree Search.}

Junho 14, 2018, 13:0

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado