Dissertação

{en_GB=Evaluation of Antialiasing Techniques on Mobile Devices} {} EVALUATED

{pt=A adoção de dispositivos móveis como smartphones é massiva, as pessoas usam estes dispositivos para jogar, ver mundos virtuais em VR e experienciar realidade aumentada. No campo da renderização em tempo real, o antialiasing é um dos problemas em aberto, que recentemente tem tido grandes avanços, especialmente técnicas de pós-processamento e temporais de antialiasing. O antialiasing nas plataformas móveis não tem tido tanta pesquisa como deveria, MSAA é a técnica mais usada na última década. O nosso trabalho traz o estado de arte em algoritmos de antialiasing dos desktops para os dispositivos móveis. Criámos uma aplicação móvel para Android de modo a testar quatro técnicas de antialiasing em dois cenários e analisámos a sua performance e qualidade de imagem. Os resultados mostram que o MSAA e FXAA consegue obter a melhor performance geral e o SMAA obtém a melhor qualidade de imagem, tendo em conta todos os testes a técnica mais equilibrada é o MSAA. Os resultados em dispositivos móveis são semelhantes aos de desktop, exceto no MSAA que obteve melhor performance devido a esta técnica beneficiar da arquitetura tiled presente nas GPU dos dispositivos móveis., en=The adoption of mobile devices such as smartphones has been massive, people use their mobile devices to play video-games, view virtual worlds in VR and experience augmented reality. In the field of real-time rendering, antialiasing is still an open problem, there have been a lot of recent advances, especially in post-processing and temporal antialiasing. We found that mobile antialiasing research is very scarce, MSAA is the most used solution in the last decade. Our work brings the state of the art of antialiasing techniques from desktop to mobile. We have created an Android application to test four antialiasing techniques on two scenarios and analyzed their performance and image quality. The results show that MSAA and FXAA provide the fastest execution and SMAA obtains the best image quality, overall the most balanced technique is MSAA. The results on mobile are similar to desktop, except MSAA which obtained better performance due to this technique benefiting from tiled-based rendering architecture present on mobile GPUs.}
{pt=antialiasing, melhoramentos de imagem, computação gráfica, renderização em tempo real, computação móvel, en=antialiasing, image enhancement, computer graphics, real-time rendering, mobile computing}

maio 30, 2018, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

David Bernardino Martins Sena

Samsung Research UK

Especialista