Dissertação

{pt_PT=DEMETER - Implementação de um modelo de propagação por difração} {} EVALUATED

{pt=Para o correto planeamento e dimensionamento da infraestrutura de suporte à navegação aérea, é necessária a utilização de ferramentas de simulação que, quanto mais precisas forem, melhores resultados criam. O DEMETER é uma ferramenta de software, proprietária da EUROCONTROL, que suporta a implementação de PBN e a racionalização da infraestrutura de navegação. Permite também determinar a infra-estrutura mínima de navegação necessária para suportar B-RNAV. Inicialmente, o método de cálculo do DEMETER para a simulação da cobertura das rádio-ajudas, assentava apenas sobre um modelo de propagação por linha-de-vista, ou seja, a cobertura de uma rádio-ajuda, era definida pela cota que determinava a sua linha-de-vista ao longo do percurso de transmissão. Nesta dissertação, foi implementado um modelo de propagação por difração, utilizando o método de Deygout, levando o DEMETER a ter a capacidade de criar predições de cobertura que consideram o sinal radiado pelas rádio-ajudas, e não apenas as limitações geométricas inerentes ao modelo de propagação por linha-de-vista. A implementação do modelo de propagação por difração incidiu fundamentalmente sobre o processo de identificação de cotas e sobre o cálculo da cobertura das rádio-ajudas. Para a análise dos resultados do modelo de propagação implementado, foram utilizados voos de inspeção efetuados sobre a rádio-ajuda GRE, situada numa zona montanhosa na Suiça. Desta forma, analisou-se as várias situações possíveis de modo a tirar conclusões sobre a validade do novo modelo implementado e em que situações se poderá utilizar, en=For the correct planning and dimensioning of the air navigation support infrastructure, it is necessary to use simulation tools that, the more precise they are, the better results they create. DEMETER (Distance Measuring Equipment Tracer) is a proprietary EUROCONTROL software tool that supports the implementation of Performance Based Navigation (PBN) and the rationalization of the navigation infrastructure. It also allows you to determine the minimum navigation infrastructure required to support Basic Area-Navigation (B-RNAV). Initially, the DEMETER calculation method for navaid coverage simulation relied only on a line-of-sight propagation model. The coverage of a navaid was defined by the quota that determined the line-of-sight along the transmission path. In this work, a diffraction propagation model was implemented, using the Deygout method, leading DEMETER to have the ability to create coverage predictions that consider the signal radiated by navaids, not only the geometric limitations inherent in the line-of-sight propagation model. The implementation of the diffraction propagation model focused mainly on the identification process of the summits and calculating navaids coverage. For the analysis of the results of the new propagation model, flight inspections were carried out on the GRE navaid, located in a mountainous area in Switzerland. These flight inspections enabled short and medium distance analysis of the navaid, at multiples altitudes. In this way, we analyzed the multiple possible situations in order to draw conclusions about the validity of the new implemented model and in which situations it could be used.}
{pt=DEMETER, Radio-Ajuda, Propagação, Linha-de-vista, Difração, Deygout, en=DEMETER, Navaid, Propagation, Line-of-sight, Difraction, Deygout}

novembro 12, 2018, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Eduardo Charters Ribeiro da Cunha Sanguino

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António José Castelo Branco Rodrigues

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar