Dissertação

{en_GB=Supporting Affective Expression in Multi-party Interactions} {} EVALUATED

{pt=Ao desenvolver personagens sintéticos que interagem com humanos, é cada vez mais importante considerar a correta expressão dos estados afetivos destes personagens, se quisermos alcançar interações mais credíveis. Este trabalho procura estudar os desenvolvimentos na área de animação e interação de personagens, com o objetivo de criar um módulo de animação para uma aplicação de tutoria virtual, capaz de suportar os níveis de credibilidade necessários durante um diálogo entre um humano e dois personagens virtuais. Explorámos o processo de coordenar os movimentos das cabeças dos personagens com as suas restantes modalidades expressivas, de forma a alcançar os nossos objetivos. Estudámos também o impacto deste trabalho através de duas experiências, comparando uma versão inicial da aplicação (pré-desenvolvimento) com uma versão final (pós-desenvolvimento). A primeira experiência procura analisar as melhorias na qualidade de animação, enquanto a segunda procura estudar o sucesso do reconhecimento emocional das emoções de felicidade, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo., en=When designing synthetic characters that interact with human users, it is becoming more and more important to consider the correct expression of the affective states of these characters, if we want to achieve more believable communication. This work studies the various work done in the field of character animation and interaction, and aims to produce a companion module for a virtual tutoring application, capable of supporting the levels of believability necessary during a dialog between a human and two synthetic virtual characters. We explore the process in which we coordinate both head motion and expression of emotional modalities, as a means to reach our desired goal. We also study the impact of this work by presenting two experiments, that assist in comparing the initial (prior to our changes) and final versions of the application, as well as highlighting the effects our changes introduced on the successful emotional recognition of the emotions of happiness, sadness, anger, fear, surprise and disgust.}
{pt=Credibilidade, Expressividade, Movimento da cabeça, Interação, Tutoria Virtual, en=Believability, Expressiveness, Head Motion, Interaction, Virtual Tutoring}

Novembro 5, 2018, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar