Dissertação

{pt_PT=Acoplamento de Proteínas em Ambiente Imersivo} {} EVALUATED

{pt=Na biologia molecular moderna existem vários problemas e desafios, em especifico, existe um problema que é bastante complexo de ser resolvido que se chama acoplamento de proteínas. Este tem o objetivo de encontrar a melhor forma em que duas proteínas se conseguem acoplar, de modo a que continuam funcionais. Este trabalho apresenta uma solução que permite ao utilizador realizar o acoplamento entre duas proteínas de uma forma mais intuitiva, e ao mesmo tempo, fornecendo em imediato uma pontuação resultante da interação entre as proteínas. Dado que as proteínas são compostas por átomos, que por sua vez podem ser representados por objetos tridimensionais, existe a possibilidade de poder manipular livremente as mesmas num espaço tridimensional faz com que o processo seja mais intuitivo e próximo da realidade, e para tal, a utilização de um ambiente imersivo foi escolhido como o mais adequado. De modo a auxiliar profissionais a resolver este problema criámos um jogo que utiliza a realidade virtual para alcançar uma jogabilidade mais avançada ao que pode ser encontrada nas soluções atuais, isto porque o utilizador consegue analisar melhor as proteínas, devido às características do ambiente imersivo, e consegue também manipulá-las de uma forma mais intuitiva, conseguindo-se assim uma experiência bastante mais eficiente. Esta solução foi testada por vários utilizadores do ramo da biologia, sendo que estes mostraram um grau elevado da satisfação relativamente à eficiência de realizar o acoplamento das duas proteínas num ambiente imersivo, inclusive a manipulação que foi preciso para realizar este processo., en=In modern molecular biology there are several problems and challenges, in specific, there is a problem that is quite complex to be solved which is called protein docking. It aims to find the best way in which two proteins can be docked so that they remain functional. This paper presents a solution that allows the user to perform docking between two proteins in a more intuitive way, while at the same time providing a score resulting from the interaction between proteins. Since proteins are composed by atoms, which can be represented by three-dimensional objects, there is the possibility of being able to manipulate them freely in a three-dimensional space, making the process more intuitive and closer to reality. The usage of an immersive environment was chosen as the most suitable to this task. To help professionals, solve this problem we have created a game that uses virtual reality to achieve a more advanced game play than can be found in current solutions, because the user can better analyze the proteins due to the characteristics of the immersive environment, and can also manipulate them in a more intuitive way, thus achieving a much more efficient experience. This solution was tested by several users in the field of biology, and these users showed a high degree of satisfaction regarding the efficiency of docking the two proteins in an immersive environment, including the natural manipulation that was required to carry out this process would not be possible with the existing solutions.}
{pt=Acoplamento, Proteínas, Ambiente imersivo, Moléculas, Manipulação, en=Docking, Proteins, Virtual Reality, Molecules, Manipulation}

Novembro 9, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel Dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Francisco Jorge Dias Oliveira Fernandes

INESC-ID Lisboa

Investigador