Dissertação

{en_GB=A Procedural Quest Generator for Conan Exiles} {} EVALUATED

{pt=A dissertação desenvolve um modelo de geração procedimental de missões para jogos de computador. Este modelo ambiciona ser capaz de gerar histórias iterativas para Role Playing Games (RPGs) suficientemente credíveis para rivalizar com aquelas produzidas por autores humanos. O sistema proposto utiliza uma gramática derivada da análise estrutural das principais missões do aclamado jogo, "The Witcher 3 - The Wild Hunt". Do ponto de vista da teoria, o nosso modelo estende o trabalho de outros autores em missões MMORPG por forma a acomodar gramáticas capazes de representar missões mais complexas. O modelo proposto foi implementado num sistema de missões para o jogo Conan Exiles, que presentemente carece desse sistema. Finalmente, o sistema foi testado com jogadores reais. Os resultados dos testes foram muito promissores pois, não obstante a natureza experimental da implementação, o introdução do sistema de missões não piorou a satisfação global dos jogadores de Conan Exiles. Acreditamos que a capacidade de gerar histórias coerentes e credíveis sem autoria humana tem um valor comercial importante, pois reduz o tempo e os recursos necessários ao desenvolvimento de conteúdos., en=The dissertation proposes a procedural quest generation model as a means to generate an interactive story for Role Playing Games that can rival human-authored ones. The system uses a grammar derived from a structural analysis of the main quests in the acclaimed RPG game, “The Witcher3- The Wild Hunt”. From a theory vantage point, our system extends previous work on MMORPG quests by other academics. The modifications introduced enable grammars capable of representing more complex quests. The model is implemented in a quest system for the survival sandbox game Conan Exiles, which currently lacks a quest system. We also conducted test with human players. The results were very reassuring in the sense that, in spite of its experimental nature, the introduction of the quest system did not deteriorate the players overall enjoyment of Conan Exiles. We believe that being able to generate coherent and believable stories without human authorship has significant value for the game industry as it reduces costs in terms of time and financial resources necessary for content development.}
{pt=geração procedimental, narrativa interativa, rpg, missão, história, conan exiles, en=procedural generation, interactive storytelling, rpg, quests, story, conan exiles}

Novembro 3, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar