Dissertação

{en_GB=PlayHIIT: Augmenting Remote Exertion Experiences through Playful Interaction} {} EVALUATED

{pt=Temos assistido a uma tendência crescente de abordagens remotas a actividades físicas em grupo, porém estas estrátegias detêm dinâmicas sociais carentes devido à capacidade de comunicação limitada que providenciam aos participantes. Nesta dissertação desenvolvemos uma melhoria social dedicada a exercício em grupo feito através de videochamada de modo a tornar a atividade mais aprazível, enquanto motivamos os utilizadores a aumentar o seu nível de esforço. Em particular, recorremos a diferentes dinâmicas e métodos de balanceamento social em interfaces de esforço, e sistemas interativos lúdicos. Seguindo uma abordagem de desenho centrada no utilizador, o nosso protótipo partilha informação de desempenho entre elementos de um grupo durante Treino Intervalado de Alta Intensidade, criando oportunidades para interações sociais através da inclusão de elementos lúdicos no sistema. Posteriormente conduzimos um estudo experimental para observar os impactos do nosso sistema no prazer e esforço dos participantes, fornecendo uma análise em profundidade das dimensões lúdicas que foram afetadas. Os resultados mostram um aumento nas dimensões de Competição e Sensação da framework Playful Experience quanto à atividade. Em relação a aprazibilidade e esforço os resultados foram não significantes, exibindo tendências positivas. Os nossos resultados providenciam a designers de interação implicações quanto ao espaço de desenho de interfaces para exercício em grupo por videoconferência., en=We have observed an uprising trend of remote approaches to group physical activity, yet these strategies lack social dynamics due to the limited communication scope they provide to participants. In this dissertation, we develop a social augmentation to video conference-based group exercise to increase the enjoyability of the activity while motivating users to increase their effort input. In particular, we leverage different social dynamics and balancing methods in exertion experiences and playful interactive systems. Following a user-centred design approach, our prototype shares performance information between group elements during High-Intensity Interval Training and provides scaffolds for social interactions through the inclusion of playful-oriented elements. We conducted an experimental study to observe the effect of our system in the enjoyment and effort of participants while providing an in-depth analysis of the playfulness dimensions that were affected. Results show an increase in Competition and Sensation dimensions of the Playful Experience framework regarding the activity. Regarding enjoyment and effort, results were nonsignificant, while displaying positive trends. Our findings empower interaction designers with implications regarding the design space of video conference group exercise interfaces.}
{pt=Atividade Física, Interface de Esforço, Interação Social, Ludicidade, en=Physical Activity, Exertion interface, Social interaction, Playfulness}

janeiro 14, 2021, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar