Dissertação

{en_GB=Validating the plot for Interactive Narrative games } {} EVALUATED

{pt=A autoria de diálogos interativos para videojogos é uma tarefa árdua e complexa para os criadores de jogos. O desenvolvimento de uma Narrativa Interativa que harmoniza a intenção autoral e a agência dos jogadores requer testes frequentes e aprofundados, e o número limitado de ferramentas para auxiliar os autores na verificação de suas histórias pode restringir a criação de narrativas mais complexas. Por meio de revisões da literatura existente, analisámos os desafios de design de histórias interativas e construímos um modelo que consiste num conjunto de métricas para testar diálogos interativos. Aplicando este modelo, desenvolvemos um protótipo para o Story Validator, uma ferramenta de debbuging que permite aos escritores de jogos experimentem diferentes hipóteses e propriedades narrativas para identificar inconsistências na narrativa criada e prever o resultado de diferentes playthroughs, com suporte gráfico visual. Utilizando o Story Validator, conduzimos uma série de testes de utilizadores para investigar se a ferramenta ajuda adequadamente os usuários a identificar problemas na história do jogo. Os resultados mostraram que a ferramenta permite aos criadores de histórias testarem facilmente as suas histórias, distinguindo o nosso modelo como uma etapa essencial para a assistência automatizada à autoria de narrativas interativas., en=The authoring of an interactive dialog in video games is an overwhelming and complex task for game writers. Developing an Interactive Narrative that balances authorial intent and players’ agency requires frequent in-depth testing, and the limited range of tools to assist authors in verifying their story can limit the creation of more complex narratives. Through reviews of the existing literature, we discuss the challenges of Interactive Story design and provide a model consisting of a set of metrics for testing interactive dialogs. Using this model, we developed a prototype for the Story Validator. This debugging tool allows game writers to experiment with different hypotheses and narrative properties in order to identify inconsistencies in the authored narrative and predict the output of different playthroughs, with visual representation support. Using the Story Validator, we conducted a series of user tests to investigate whether the tool adequately helps users identify problems in the game's story. The results showed that the tool enables content creators to easily test their stories, setting our model as an essential step towards automated authoring assistance for interactive narratives. }
{pt=Narrativa Interativa, Ferramentas de Autoria, Escrita de Jogos, Twine, en=Interactive Narrative, Authoring tools, Game Writing, Twine}

janeiro 22, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado