Dissertação

{en_GB= AutoGame} {} EVALUATED

{pt=A educação tem um papel basilar no progresso das sociedades humanas, uma vez que transmite aos jovens o saber fundamental acumulado por gerações, ajudando-os a concretizar os seus projetos de vida. No entanto, para que os jovens tirem proveito destes recursos educativos têm de estar motivados. A motivação é uma condição fundamental para que os jovens realmente aprendam, todavia os educadores nem sempre investem o suficiente neste fator. A gamificação cria uma solução para este problema, usando elementos de jogos, permite que os alunos aprendam de maneira mais interativa e cativante, desafiando-se a eles próprios e competindo com os colegas. Produção de Conteúdos Multimédia é uma cadeira do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico que utiliza estratégias de gamificação há vários anos, conseguindo excelentes resultados e recebendo feedback positivo por parte dos alunos. No entanto, o sistema utilizado para providenciar uma experiência de gamificação tem alguns problemas de automatização que resulta no investimento de uma grande quantidade de tempo por parte dos professores. O estudo desenvolvido no âmbito desta tese teve como objetivo o desenvolvimento do Autogame, um sistema de regras que atua usando lógica sobre um conjunto de dados: os introduzidos pelo professor e os gerados pela atuação dos alunos. Calculando assim os prémios desbloqueados pelos alunos de maneira automática, o que permite manter um fluxo constante de informação entre os intervenientes no processo educativo. Este sistema foi criado para PCM, mas poderá ser adaptado para ser utilizado noutros contextos., en=Education plays a crucial role in society, shaping young people, and giving them the necessary tools to accomplish their goals. However, education sometimes fails in giving students motivation and interest in learning. Gamification provides a solution to this problem. Using gamified elements allows students to learn in a more engaging and interactive way, motivating them through competition with their colleagues and themselves. MCP is a Msc. course at Instituto Superior Técnico that has been using gamification for several years, achieving excellent results and receiving positive feedback from students. However, the system currently used in this course to provide a gamification experience has some automation problems, which results in a lot of time wasted by the professors to keep it running correctly. This thesis aims to develop AutoGame, a gamified rule-based system that uses rules to act on data and applies logic to calculate the course's gamified awards. Autogame was created in the context of MCP but can be adapted and used in other contexts.}
{pt=Autogame, Gamecourse, Gamerules, Gamificação, Gamificação na educação, sistema baseado em regras., en=Autogame, Gamecourse, Gamerules, Gamification, Gamification in education, Rule-based system}

Janeiro 28, 2021, 16:30

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado