Dissertação

{en_GB=Visualising Data in NAPP Web Application} {} EVALUATED

{pt=Os programas de mentorado aplicados no contexto académico têm demonstrado melhorar o aproveitamento académico dos estudantes. O Programa de Mentorado no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico tem tido um impacto positivo nos estudantes. Ainda assim, existem problemas de comunicação entre as partes envolvidas. O NAPP é um sistema que foi criado anteriormente para abordar estes problemas. A aplicação Web do NAPP é uma componente para ser usada pela coordenadora do programa como uma ferramenta de análise do desempenho escolar dos alunos. O protótipo anterior da aplicação Web não mostrava a informação necessária para a correta análise do desempenho escolar. Assim, foi criada uma nova aplicação que usa visualizações de dados para descrever o desempenho escolar dos alunos. Foram também feitas melhorias ao outro componente do NAPP, o protótipo de uma aplicação móvel que irá ser usada pelos mentores e mentorandos. Foi realizado um primeiro teste beta à aplicação móvel, durante 3 meses, com um pequeno grupo de alunos, que revelou que estes usaram a aplicação móvel pelo menos uma vez por semana, com a exceção de uma semana. Um teste de usabilidade à nova aplicação Web mostrou elevada satisfação por parte dos utilizadores (uma média de 95 pontos na SUS). O NAPP vai agora ser submetido a um teste formal que permitirá avaliar a importância do sistema para o Programa de Mentorado no Taguspark., en=Mentoring programmes within universities have shown to improve students' academic performance. The Mentoring Programme at Técnico Lisboa's Taguspark campus has had a positive impact on students. Yet, it suffers from communication problems between the parties involved. A software solution named NAPP had been created to address these communication problems. NAPP's Web application is a component that is meant to be used as a high-level performance analysis tool by the mentoring programme's coordinator. The previous prototype of the Web application did not present the information necessary for the proper analysis of students' academic performance. A new Web application was created which uses data visualisations to describe students' academic performance. Further improvements were made to the other component of NAPP: the prototype of a mobile application to be used by mentors and mentees. The first beta test of the mobile application was conducted with a small group of students for 3 months, revealing that students used the application at least once a week, except for one week. A usability test on the new Web application showed high user satisfaction (average SUS score of 95). NAPP is ready to undergo a formal test which will allow to evaluate the system's value for the Mentoring Programme in Taguspark.}
{pt=Programa de Mentorado, Sucesso Escolar, Apoio ao Estudante, Visualização de Dados, en=Mentoring Programme, Student Success, Student Support Systems, Data Visualisation}

Novembro 8, 2018, 10:30

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Baptista Moura Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar