Dissertação

{en_GB=Project: Extending VITHEA in order to improve children’s linguistic skills} {} EVALUATED

{pt=Uma Perturbação no Espectro do Autismo (PEA) caracteriza-se por dificuldades na comunicação e interacção em situações sociais, as quais surgem frequentemente associadas a dificuldades na aquisição de linguagem verbal. De forma a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com PEA, e dado o interesse que estes manifestam por computadores, vários investigadores e empresas desenvolveram aplicações que procuram servir como meio de comunicação alternativa ou possibilitar que crianças com PEA desenvolvam competências linguísticas, necessárias para a comunicação verbal. Contudo, há um défice de aplicações deste tipo em Português que permitam ter em conta as necessidades individuais de cada criança. Neste contexto, apresentamos o VITHEA-Kids, uma plataforma que procura ir de encontro às necessidades de cada criança e dos seus cuidadores, disponibilizando uma interface em que os cuidadores podem criar exercícios e personalizar diversos aspectos da aplicação. Desenvolvemos ainda um módulo que permite a geração automática de exercícios de escolha múltipla, pensado com o intuito de ser integrado no VITHEA-Kids. A plataforma desenvolvida encontra-se a ser avaliada em várias frentes: uma avaliação preliminar com cuidadores (que deu indicadores promissores), uma avaliação com uma criança (a decorrer) e uma avaliação relativa à geração de respostas incorrectas (distractores) em exercícios de escolha múltipla (que resultou em rácios de aceitação entre os 61.11% e os 92.22%)., en=An Autism Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disability characterized by impairments in social communication and interaction that often comprises difficulties in the acquisition of verbal language skills. In order to improve the quality of life for individuals with ASD, and given their documented interest in computers, several researchers and companies have developed applications that aim to provide an alternative to verbal communication or a way for children with ASD to develop linguistic skills, necessary for verbal communication. However, there is a lack of applications in Portuguese that are tailored to the individual needs of each child. In this context, we present VITHEA-Kids, a platform that accounts for the needs of different children, as well as their caregivers, by providing an interface where caregivers can create exercises and customize various aspects of the interaction with the platform. We also developed a module that allows the automatic generation of multiple choice exercises, meant to be integrated in VITHEA-Kids. Our platform is under evaluation on multiple fronts: a preliminary evaluation with caregivers (which provided promising indicators), an evaluation with a child (ongoing) and an evaluation of the generation of incorrect answers (distractors) in multiple choice exercises (which resulted in acceptance rates between 61.11% and 92.22%).}
{pt=Perturbação no Espectro do Autismo, aprendizagem por parte de crianças, aquisição de competências linguísticas, geração automática de conteúdo, en=Autism Spectrum Disorder, children learning, language skills development, automatic generation of content}

Novembro 5, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

CO-ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar