Dissertação

{en_GB=ChemCreator: A Game of Chemistry} {} EVALUATED

{pt=O objectivo desta dissertação é criar um jogo didático de química. Existem muitos jogos didáticos de química mas com esta dissertação pretende-se que se crie um jogo que não só ensine diversos conteúdos de química mas também seja um jogo divertido de jogar. Por esta razão, o autor decidiu testar vários jogos didáticos e analisar cada um deles de modo a poder obter os pontos fortes e fracos de cada um. Para um jogo didático cumprir o seu objectivo, isto é, ensinar e ser divertido ao mesmo tempo, este tem de ter uma forma de criar uma "flow experience". Esta "flow experience" é uma forma de fazer com que os utilizadores se abstraiam da parte educacional do jogo e aprendam ao mesmo tempo que se divertem. Para tal é preciso aplicar um modelo chamado "experiental gaming model" que divide a aprendizagem em três ciclos. A implementação desde modelo foi atingida e todo o desenvolvimento do jogo realizou-se em cinco iterações diferentes. Acabado o desenvolvimento, realizaram-se testes moderados e não moderados aos utilizadores os quais tiveram bons resultados que poderão ser um bom índicio sobre a aprendizagem e divertimento no ChemCreator., en=The aim of this thesis is to create a didactic chemistry game. There are many educational chemistry games but this thesis does not only have the objective to create a didactic chemistry game that teaches chemistry but is fun to play. For this reason, the author decided to test several chemistry games and analyse each of them in order to obtain their strengths and weaknesses. Flow experience is needed in an educational game in order to achieve its main objective which is teaching and being entertaining at the same time. This flow experience makes users abstract themselves from the educational part of the game and learn while they are having fun. The experiental gaming model is a way to achieve flow experience in an educational game and divides learning in three different cycles. The implementation of the experiental gaming model was achieved and all the game development was done in five iterations. After finishing the development of the game, moderated and unmoderated user tests were done and their results were good which might be a good evidence about the learning and entertainment in ChemCreator.}
{pt=química, educação, didático, análise, implementação, resultados, en=chemistry, education, didactic, analysis, implementation, results}

Novembro 10, 2015, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar