Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > Mundos Alternativos: a Ficção Como Prática (P1)

Nível

1) Classificação obtida em apresentações efetuadas pelos alunos ao longo do semestre e apresentadas em grupos de 3, em sessões de discussão (45%). 2) Participação activa (como espectador) nas sessões de discussão (5%), e presença nas aulas (5%). 3) Um trabalho teórico-prático (50%) com componente escrita sobre a matéria e os casos de estudo abordados + portfolio do trabalho de grupo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

35.0 h/semestre

Objectivos

Face às crises climática, económica e pandémica que caracterizam a sociedade actual, o futuro pode parecer desolador. Esta UC pretende equipar os estudantes com ferramentas e metodologias que lhes permitam imaginar e testar alternativas. Com um carácter simultaneamente crítico e optimista, a UC quer motivar outras visões de futuro, criar espaço para imaginar a partir de uma diversidade de perspectivas. Partindo da análise de uma série de projectos dos campos da literatura, da arte, da arquitectura e do design que recorrem à ficção como método para imaginar futuros alternativos, esta UC desenvolve pensamento crítico e capacidade de análise. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para avaliar e rever visões dominantes de progresso, através do questionamento de soluções aparentemente ‘inevitáveis’ oferecidas pelos grandes centros tecnológicos, e reconhecer através de técnicas de antecipação, previsão e extrapolação, sinais de mudança à margem desses grandes centros, nas periferias sociais e culturais de onde emergem práticas verdadeiramente alternativas. Através da execução de um projecto de grupo com carácter especulativo e experimental, procura-se desenvolver apetências culturais que permitam aos estudantes avaliar criticamente o impacto dos seus projectos na sociedade, uma aptidão fundamental no universo dos estudos científicos.

Programa

Utopias na ficção literária: José Saramago, Ursula K Le Guin e Thomas Moore. Introdução à teoria literária de mundos possíveis. A ficção como exercício critico de questionamento da realidade actual. O papel especulativo do design-ficção: Dunne & Raby, Daisy Ginsberg, Cohen Van Ballen. Introdução ao design crítico e especulativo. Design Interactions. Movimentos da arquitectura utópica: Archigram, Coop Himmelblau, EXYZT. Introdução à arquitectura radical e temporária. Arquitectos radicais dos anos 60 e 70. A emergência da arquitectura temporária no pós crise 2008. Ficção como método na arte contemporânea: Jonas Staal, YesMan, TerraO. O paraficcional e a apropriação. Tecnologias emergentes e perspectivas críticas. O digital e os media como espaço de intervenção política.

Metodologia de avaliação

1) Classificação obtida em apresentações efetuadas pelos alunos ao longo do semestre e apresentadas em grupos de 3, em sessões de discussão (45%). 2) Participação activa (como espectador) nas sessões de discussão (5%), e presença nas aulas (5%). 3) Um trabalho teórico-prático (50%) com componente escrita sobre a matéria e os casos de estudo abordados + portfolio do trabalho de grupo.

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

NA

Componente de Competências Transversais

Através da integração de competências transversais na UC de Futuros Alternativos promove-se o desenvolvimento das capacidades de: a) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza das questões em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre as questões em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; b) trabalhar autonomamente e em equipa, assim como estabelecer pontes de trabalho com outras áreas científicas; c) problematizar, partilhar e comunicar conceitos e conhecimentos adquiridos.

Bibliografia

Principal

Speculative Everything: Design, Fiction and Social Dreaming

Dunne, Anthony and Raby, Fiona

2013

Cambridge and London: The MIT Press


Make it Real. Architecture as Enactment

Jacob, Sam

2012

Moscow: Strelka Press, Kindle Edition


The Future Is Now: Diegetic Prototypes and the Role of Popular Films in Generating Real-World Technological Development

Kirby, David

2010

Social Studies of Science 40, no. 1: 41–70


Make-Believe: Parafiction and Plausibility

Lambert-Beatty, Carrie

2009

October, no. 129: 51–84


Fiction Practice: Prototyping the Otherworldly

Pestana, Mariana

2020

Onomatopee