Disciplina
A Economia da Blockchain
Área
Competências Transversais > Competências Transversais
Activa nos planos curriculares
HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > A Economia da Blockchain
Nível
• Trabalho em grupo durante as aulas teóricas e trabalhos práticos± – 30% • Participação Ativa* em Palestras e Seminários – 20% • Projeto em grupo, 4 semanas após o encerramento do curso - 50% ±Apresentações em grupo: profundidade de conteúdo, clareza, estilo e colaboração com colegas de grupo. *A participação ativa é fazer perguntas, prestar atenção às perguntas de outras pessoas, independência de pensamento nas aulas e presença física nas aulas, seminários e palestras
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
35.0 h/semestre
Objectivos
O mundo está a passar por mudanças dramáticas – de mudanças climáticas a mudanças geopolíticas e mudanças culturais. Muitos delas são impulsionadas ou afetadas tecnologias digitais. Consequentemente, as soluções de engenharia não existem no vácuo e não podem ser projetadas como se não interagissem com as esferas sociais e económicas. Os engenheiros são cada vez mais chamados para contribuir para questões sociais complexas – como as consequências éticas dos projetos, os impactos económicos e ambientais. Com o advento da Internet e de novos tipos de soluções, como Blockchain, IA e 5G, bem como a adoção de IoT e a ciência de dados, há uma necessidade social de estudar estes tópicos de forma mais profunda, pois eles impactam a forma como a nossa economia está estruturada. Esta UC tem como objectivo desenvolver uma base sólida de tecnologias digitais e fornecer exemplos do mundo real que permitem aos alunos aprender a debater, discutir e propor soluções que mudam o mundo através do digital.
Programa
Esta UC visa, em primeiro lugar, desenvolver as competências dos alunos na avaliação dos riscos e oportunidades da descentralização e das tecnologias digitais associadas em diferentes indústrias e, em segundo lugar, capacitar os alunos a entender como liderar essas mudanças dentro de uma empresa. Especificamente, ao final da UC os alunos deverão: • Ser capazes de liderar mudanças no mundo real em empresas que usam tecnologias digitais • Articular conhecimento crítico de competências relacionadas com a descentralização, resiliência e economia • Identificar soluções para lidar com as complexidades das tecnologias digitais, incluindo questões de crime, ética e privacidade • Desenvolver e analisar aplicações de tecnologias digitais através de uma abordagem de estudo de caso • Incorporar conceitos de economia, descentralização e resiliência nos seus projetos técnicos para torná-los mais relevantes para o mundo real • Envolver-se em discussões profundas sobre as implicações das tecnologias digitais - do ponto de vista econômico, ético e social 1. Fundamentos Econômicos - Economia Digital (Perspectiva Histórica e Situação Atual), Descentralização - Novos Fundamentos Econômicos 2. Economia da Tecnologia Parte 1 - Dados / IA / IoT / Segurança Cibernética - Economia e Implicações Sociais 3. Economia da Tecnologia Parte 2 - Blockchain, 5G e a Nova Era das Comunicações - Economia e Implicações Sociais 4. ODS e Tecnologia – O que são ODS, como as tecnologias descentralizadas podem ajudar a resolvê-los? 5. Ética Tecnológica – O que é Ética Tecnológica, Implicações Éticas e Morais da descentralização 6. Liderança e estar à frente da curva - Juntando tudo (design de tecnologia voltado para economia e social), Mantendo-se atualizado com o futuro - (Horizon Scanning), Tecnologia Futuro
Metodologia de avaliação
• Trabalho em grupo durante as aulas teóricas e trabalhos práticos± – 30% • Participação Ativa* em Palestras e Seminários – 20% • Projeto em grupo, 4 semanas após o encerramento do curso - 50% ±Apresentações em grupo: profundidade de conteúdo, clareza, estilo e colaboração com colegas de grupo. *A participação ativa é fazer perguntas, prestar atenção às perguntas de outras pessoas, independência de pensamento nas aulas e presença física nas aulas, seminários e palestras
Pré-requisitos
Capacidades elementares de programação
Componente Laboratorial
Pequenos exercícios serão realizados para possibilitar a compreensão completa dos tópicos da UC. Por exemplo, pequenos exercícios sobre como o blockchain funciona ou testes de IA. No entanto, não é necessário ter competências de programação como base e as instruções serão acessíveis por todas as disciplinas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todos os alunos devem divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todos os alunos deverão ser capazes de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.
Bibliografia
Principal
Tucker J. Marion and Sebastian K. Fixson
The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age