Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos > Estúdio de Design de Interação

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Estúdio de Design de Interação

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos > Estúdio de Design de Interação

Min-DT 2021 > Min-DT 2021 > Estúdio de Design de Interação

METI 2021 > METI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização em Internet das Coisas > Informática > Estúdio de Design de Interação

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos > Estúdio de Design de Interação

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais > Estúdio de Design de Interação

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais > Estúdio de Design de Interação

METI 2018 > METI 2018 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Internet das Coisas > Estúdio de Design de Interação

Nível

Projeto (40%, nota mínima de 9.5 valores) Labs (40%, nota mínima de 9.5) Reflexões de leitura (20%) A unidade curricular será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflexão e crítica. Os alunos irão trabalhar em projetos de grupo durante o semestre. Será dada ênfase na qualidade das ideias dos alunos e a sua capacidade de tornar conceitos de design em protótipos reais.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Os alunos que concluirem com sucesso a unidade curricular são capazes de: - Compreender como o Design de Interação se relaciona com outras disciplinas de desenvolvimento de sistemas interativos; - Aplicar a metodologia de Design Thinking na construção de novos sistemas; - Selecionar metodologias apropriadas de desenho centrado no utilizador; - Interpertar conteúdos para atentar às necessidades de vários stakeholders; - Aplicar técnicas de Design de Interação para concetualizar e propotitpar novos sistemas; - Desenhar como meio de exploração visual e ideação; - Adquirir competências no desenvolvimento de protótipos interativos; - Compreender os desafios na avaliação da experiência do utilizador; - Adquirir fundamentos base de investigação contemporânea e clássica na área de Design de Interação; - Adquirir capacidade de dar e receber feedback de forma construtiva durante sessões de critiques; - Comunicar ideias a uma variedade de stakeholders.

Programa

1. Design de Interação a. O que é Design de Interação b. Quem cria Design de Interação c. Desafios na conceção de experiências com sistemas interativos 2. Ténicas para a Conceção de Experiências de Utilização a. Esboços b. Storyboards sequenciais e de narrativa c. Esboços em vídeo 3. Métodos de Investigação a. Uncovering the mental model b. Wizard of Oz c. Think-aloud d. Design probes 4. Ferramentas de Prototipagem a. GUIs b. Objetos interativos c. Sistemas embebidos no ambiente 5. Disciplinas de Interação Pessoa-Máquina a. Interação tangível b. Interação móvel e com wearables c. Ambientes sensíveis ao contexto 6. Modalidades de Interação a. Escrãs tácteis: desde smartwatches a paredes interativas b. Interação por voz c. Gestos 3D d. Áudio e. Retorno háptico f. Outras modalidades 7. Avaliação da Experiência do Utilizador

Metodologia de avaliação

Projeto (40%, nota mínima de 9.5 valores) Labs (40%, nota mínima de 9.5) Reflexões de leitura (20%) A unidade curricular será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflexão e crítica. Os alunos irão trabalhar em projetos de grupo durante o semestre. Será dada ênfase na qualidade das ideias dos alunos e a sua capacidade de tornar conceitos de design em protótipos reais.

Pré-requisitos

Conhecimento básicos de desenho de interfaces e programação.

Componente Laboratorial

A unidade curricular será lecionada em modo studio ao invés da abordagem tradicional de aulas teóricas. O objectivo da aprendizagem em modo de studio é emular a experiência profissional. Para aqueles novos ao modelo de studio, segue-se uma lista de características fundamentais: - Existem poucas aulas teóricas; - Exposição teórica é curta e dada apenas quando necessárias para suportar o trabalho dos alunos; - Alunos trabalham em grupos; - Actividades dão ênfase à aprendizagem colaborativa; - Docentes são "usados" como recursos para a aprendizagem; - A responsabilidade de aprender é colocada nos alunos; - Os alunos aprendem novas capacidades, fazendo, ao invés de ler sobre a temática; - Studios funcionam em blocos de 2-3 horas; - Docente têm o papel não-autoritário de guiar e orientar.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.

Bibliografia

Principal

Sketching User Experiences: The Workbook

Bill Buxton, Saul Greenberg, Sheelagh Carpendale, Nicolai Marquardt

2011

Morgan Kaufmann


Interaction Design – Beyond Computer Interaction (5th ed.)

Helen Sharp, Yvonne Rogers, Jennifer Preece

2019

John Wiley


Enchanted Objects: Innovation, Design, and the Future of Technology

David Rose

2015

Simon & Schuster


Smart Things: Ubiquitous Computing User Experience Design

Mike Kuniavsky

2010

Morgan Kaufmann


Calm Technologies

Amber Case

2016

O'Reilly Media