Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Design de Serviços

Min-DT 2021 > Min-DT 2021 > Design de Serviços

Nível

Projeto: 80% - Compreensão e exploração do briefing: 15% Pesquisa e Compreensão: 15% - Fase Gerativa: 15% - Prototipagem e refinamentos: 15% - Apresentação final e vídeo de comunicação: 20%) Participação individual e exercícios: 20%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Nesta unidade curricular os alunos aprendem a pensar sistemicamente e de forma holística sobre inovação e desenho de serviços digitais. Os alunos irão aprender a mapear o território de um projeto em aberto e extrair modelos que irão ajudá-los a ilustrar, criar e analisar conceitos inovadores de design de serviços. Os alunos, aprendem a comunicar os conceitos através de um conjunto diversificado de modelos e protótipos, desde o percurso do cliente até ao desenho detalhado dos serviços e modelos de negócio. No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de: i) Identificar um serviço, um sistema de produto-serviço e uma plataforma, e reconhecer os componentes de cada um; ii) Desenhar e representar um serviço ou um sistema de produto-serviço, através de modelos tipicamente utilizador em desenho de serviços; iii) Explicar e demonstrar como os serviços se desenrolam e articulam através de designs e comunicação; iv) Aprender a criticar de forma construtivo o trabalho dos outros.

Programa

A economia da experiência: perspectiva histórica e motivacional da relevância da economia dos serviços digitais. O processo de desenvolvimento de serviços digitais: definição; descoberta; quadro e estratégia; criar e expressar (inovações de serviços); definir e avaliar; proposição de valor e de negócio. Técnicas abordadas: etnografia; ideation; directed storytelling; enactment; customer journeys; service blueprints.

Metodologia de avaliação

Projeto: 80% - Compreensão e exploração do briefing: 15% Pesquisa e Compreensão: 15% - Fase Gerativa: 15% - Prototipagem e refinamentos: 15% - Apresentação final e vídeo de comunicação: 20%) Participação individual e exercícios: 20%

Pré-requisitos

NA

Componente Laboratorial

A unidade curricular será lecionada em modo studio ao invés da abordagem tradicional de aulas teóricas. O objectivo da aprendizagem em modo de studio é emular a experiência profissional. Para aqueles novos ao modelo de studio, segue-se uma lista de características fundamentais: - Existem poucas aulas teóricas; - Exposição teórica é curta e dada apenas quando necessárias para suportar o trabalho dos alunos; - Alunos trabalham em grupos; - Actividades dão ênfase à aprendizagem colaborativa; - Docentes são "usados" como recursos para a aprendizagem; - A responsabilidade de aprender é colocada nos alunos; - Os alunos aprendem novas capacidades, fazendo, ao invés de ler sobre a temática; - Studios funcionam em blocos de 2-3 horas; - Docente têm o papel não-autoritário de guiar e orientar.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico e inovador, competências intrapessoais, competências interpessoais, literacia da informação e dos media, cidadania global.

Bibliografia

Principal

The contextual and Dialectical Nature of Experiences

Gudpa, S. and Vajic, M.

2009

New Service Development.


Servicescapes

Bitner, M. J.

1992

Journal of Marketing 56, no.2 (1992): 56­-71.


Designing Services that Deliver

Shostack, G. L.

1984

HBR, January­-February


Will you survive the services revolution?

Karmarker, U.

2004

HBR, June


Designing Product/Service Systems: A Methodological Exploration

Morelli, N.

2002

Design Issues 18. no. 3