Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp – Gestão de Projetos

Nível

Exame final (60%) • Nota Mínima = 9,5 Trabalho prático (40%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.929 h/semana

99.0 h/semestre

Objectivos

Os principais objetivos da unidade curricular são: - Compreender a importância dos Projetos como método de gestão das Organizações em ambiente de Mudança. - Aprender os conceitos fundamentais sobre os Métodos, Técnicas e Procedimentos de Planeamento e Controlo de Projetos. - Aprender as especificidades da Gestão dos Recursos Humanos em projetos e os estilos de gestão numa abordagem situacional. Após concluir este curso, o aluno ficará dotado de um conjunto de conhecimentos sistematizados que lhe permitirão compreender o papel do gestor de projeto e dos elementos da equipa na implementação de projetos com sucesso.

Programa

A unidade curricular está organizada em 8 unidades de aprendizagem: - Projetos de Sistemas de Informação - Conceitos de Projeto, Gestão de Projeto, Programa e Portefólio - Os projetos e a implementação da mudança nas Organizações - Ciclos de vida do projeto - Início, planeamento, controlo e encerramento do projeto - Gestão do âmbito - Gestão do tempo - Gestão da organização e da comunicação - Gestão dos recursos e custos - Gestão da qualidade - Gestão dos riscos - Gestão da equipa de projecto

Metodologia de avaliação

Exame final (60%) • Nota Mínima = 9,5 Trabalho prático (40%)

Bibliografia

Principal

NP ISO 21500: 2015: Orientações sobre a gestão de projectos

IPQ / ISO

2015

ICS 03.100.40


NP 4519:2013: Gestão de projectos – vocabulário

IPQ

2013

ICS 01.040.01;03.100.40


NP 4535:2014: Requisitos da gestão de projectos

IPQ

2014

ICS 03.100


The handbook of project-based management.

TURNER, Rodney J.

2014

McGraw-Hill. ISBN-13: 978-0071821780


Secundária

Project Management for Information Systems

CADLE, James & YEATES, Donald

2008

UK: Pearson Education. ISBN 978-0-13-206858-1