Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp – Governação e Transformação Empresarial III

Nível

A avaliação da unidade curricular consiste em:  Trabalho de grupo (60% )  Trabalho Individual (40%) Nota mínima: 10 (9,50) valores no trabalho individual e Grupo. É obrigatória a apresentação de todos os trabalhos. A passagem na UC será conseguida com Nota Final > 9,5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.929 h/semana

99.0 h/semestre

Objectivos

Os principais objetivos da unidade curricular são: • Compreender os conceitos fundamentais relacionados com os sistemas de informação corporativos e os drivers Digital/TI nas Organizações; • Compreender os pilares da Transformação Digital nas Organizações (Liderança; Omni-Experiência; Informação; Modelo Operacional; e Força de Trabalho); • Compreender o contributo do Digital/TI para a criação de valor nas Organizações, nomeadamente para a satisfação das necessidades dos stakeholders, otimização dos riscos e otimização dos recursos; • Compreender os princípios fundamentais para a boa governança e gestão de sistemas de informação corporativos; • Conhecer as principais frameworks e boas práticas de referência para a governança e gestão dos sistemas de informação corporativos, designadamente framework COBIT® 5 da ISACA®.

Programa

O programa inclui os seguintes principais tópicos: - Introdução aos conceitos gerais de governança e gestão do Digital / TI nas Organizações - Alinhamento de conceitos gerais de governança e gestão das Tecnologias e Informação (TI) corporativa; - A importância do Digital/IT savviness nas Organizações; - Discussão dos fatores emergentes dos stakeholders internos e externos das Organizações relacionados com a Transformação Digital; - A 3ª Plataforma tecnológica - Aceleradores de inovação - Transformação dos negócios e indústrias (ex. Industry 4.0) - Análise das ameaças e oportunidades do Digital/TI; - O contributo do Digital/TI para a eficiência a optimização dos recursos; - Modelo de avaliação de maturidade da Transformação Digital: - A governança corporativa e criação de valor no contexto Digital com recurso à framework COBIT 5 - Visão geral das boas práticas de governança e gestão corporativas; - Apresentação da framework COBIT 5 - O impacto do Digital/TI na criação de valor das Organizações e os princípios fundamentais para a boa governança e gestão do Digital/TI; - Enquadramento do Digital/TI no modelo de objetivos corporativo e a utilização de Balanced Scorecard (BSC) para medição e gestão de desempenho corporativo da Transformação Digital; - A liderança do Digital/TI e as perspetivas das funções executivas envolvidas (CDO, CIO, CMO); - A importância do envolvimento transversal dos órgãos de governança e gestão no Digital/TI; - Os principais facilitadores de governança e gestão do Digital/TI - O alinhamento entre os processos de governança, gestão e operação do Digital/TI. - Implementação de boas práticas de governança e gestão do Digital/TI - Análise e discussão de caso de estudo.

Metodologia de avaliação

A avaliação da unidade curricular consiste em:  Trabalho de grupo (60% )  Trabalho Individual (40%) Nota mínima: 10 (9,50) valores no trabalho individual e Grupo. É obrigatória a apresentação de todos os trabalhos. A passagem na UC será conseguida com Nota Final > 9,5 valores.

Bibliografia

Principal

COBIT 5: A Business Framework for the Governance and Management of Enterprise IT

ISACA

2012

Website para download: http://www.isaca.org/cobit


Secundária

Basic Foundational Concepts Using COBIT 5 – Student Book

ISACA

2012

http://www.isaca.org/Knowledge-Center/Academia/Pages/Basic-Foundational-Concepts-Using-COBIT-5.aspx


IDC MaturityScape: Digital Transformation

IDC

2015

http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=254721