Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp – Governação e Transformação Empresarial I

Nível

Um Exame Final (50%) 1 Trabalhos de Grupo (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.929 h/semana

99.0 h/semestre

Objectivos

O principal objetivo da unidade curricular é introduzir os principais conceitos e ferramentas teóricas de aplicação na análise e definição de estratégias das organizações. Pretende-se que os alunos venham a: • Desenvolver os conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica, em especial numa ótica de aplicação concreta às empresas na sua interação com o meio envolvente. • Garantir o domínio das técnicas de diagnóstico e de preparação de um processo de gestão estratégica. • Assegurar a capacidade de adoção duma aproximação sistémica em modelos de decisão estratégica. • Utilizar adequadamente as ferramentas de definição de Estratégias.

Programa

O programa inclui as seguintes matérias teóricas: • Introdução à Estratégia Empresarial e o Processo de Gestão Estratégica; • Governação Corporativa, Ética e Responsabilidade Social da Empresa; • A Análise Externa; • Análise Interna e a Cultura Organizacional; • Visão / Missão, Valores e Objetivos; • Tipos de Estratégias de negócio; • Estratégias “Corporate” e Estratégias Funcionais; • Métodos de Estratégia; • Estratégia Internacional; • Inovação e Empreendedorismo; • Revisão, Avaliação e Controlo da Estratégia.

Metodologia de avaliação

Um Exame Final (50%) 1 Trabalhos de Grupo (50%)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Strategic Management & Business Policy

Thomas L. Wheelen & David L. Hunger

2010

12th Edition, Pearson Education Limited


Secundária

Exploring Corporate Strategy with MyStrategyLab: Text and Cases

Gerry Johnson

2009

Financial Times/ Prentice Hall; 8 edition