Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Seminários de Informação e Sistemas Empresariais (Ead)

Nível

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

260.0 h/semana

2.857 h/semana

Objectivos

Esta UC proporciona aos alunos uma oportunidade de adquirir conhecimentos e competências em áreas científicas e tecnológicas emergentes relacionadas coma área das tecnologias e sistemas de informação empresariais através de trabalho de análise de casos de estudo e de seminários intensivos ministrados por oradores convidados.

Programa

O programa cobre os seguintes tópicos: • Introdução à área Temática de cada Seminário • Estudo da Teoria e Tecnologias da área Temática do Seminário • Análise Comparada e Contextualizada relativamente ao domínio aplicacional dos Sistemas Empresariais • Práticas de Implementação • Casos de Estudo

Metodologia de avaliação

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

N/A

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

N/A

Bibliografia

Principal

Research design: qualitative, quantitative and mixed methodsapproaches, 3rd ed

Creswell, John W.

2008

London: Sage Publications. ISBN: 978-1412965576.


Writing a winning dissertation: a step by step guide, 2ndedition

Glattorn, A., Randy, L. J.

2005

Corwin Press. ISBN: 978-0761939610.


Writing for Computer Science, 2nd ed.

Zobel, J.

2004

Springer, ISBN: 978-1-85233-802-2


On Being a Scientist: Responsible Conduct in Research, 3rd ed

National Academy of Sciences, National Academy ofEngineering, et all

2009

The National Academies Press, ISBN: 978-0-309-11970-2