Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

MISE 2021 > Mise 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Seminário de Informação e Sistemas Empresariais (Ead)

MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Seminário de Informação e Sistemas Empresariais (Ead)

Nível

A* 4 casos em grupo e individuais (60%) * Caso final individual (40%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina proporciona aos alunos uma oportunidade de adquirir conhecimentos e competências em áreas científicas e tecnológicas emergentes relacionadas com a área das tecnologias e sistemas de informação empresariais através de trabalho de análise de casos de estudo e de seminários intensivos ministrados por oradores convidados. Ao concluir esta disciplina o aluno deverá estar capaz de: * Explicar a importância da área específica de conhecimento (caso de estudo ou seminário intensivo) no desenho, desenvolvimento e utilização de sistemas empresariais; * Explicar os fundamentos da teoria e da tecnologia na área específica de conhecimento; * Identificar e classificar características especiais, limitações e potencialidades das tecnologias, métodos ou modelos relacionados com a área específica de conhecimento; * Identificar, analisar, categorizar e avaliar a tecnologia e sistemas existentes na área específica de conhecimento, tendo em conta a sua exploração nas organizações.

Programa

* Introdução à área temática de cada seminário * Estudo da teoria e tecnologias da área temática de cada seminário * Análise do domínio aplicacional dos sistemas empresariais * Práticas de Implementação * Casos de Estudo

Metodologia de avaliação

A* 4 casos em grupo e individuais (60%) * Caso final individual (40%)

Bibliografia

Principal

The case study as a serious research strategy

Yin, Robert K.

1981

Knowledge 3.1 (1981): 97-114.


Doing case study research: A practical guide for beginning researchers

Hancock, Dawson R., and Bob Algozzine

2017

Teachers College Press


The case research strategy in studies of information systems

Benbasat, Izak, David K. Goldstein, and Melissa Mead

1987

MIS quarterly (1987): 369-386


Seminars with guests (remotely) on case studies, and documents provided by guests

Vários

?