Disciplina
Concepção Centrada no Utilizador (Ead)
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Opções > Concepção Centrada no Utilizador (Ead)
Nível
A avaliação é individual e será realizada em 5 momentos correspondendo cada um deles a um dos 5 resultados de aprendizagem em que os alunos entregarão um relatório correspondendo à sua análise de casos propostos pelo corpo docente. A classificação final será obtida pela ponderação dos resultados parciais (15% para cada um dos primeiros resultados de aprendizagem, 40% para o resultado final, o projeto).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.857 h/semana
170.0 h/semestre
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo apresentar os princípios, metodologias e técnicas da Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos. Será discutida a importância de adquirir o conhecimento dos utilizadores, seus perfis e suas necessidades, e de os envolver corretamente no desenvolvimento de projetos visando produzir sistemas interativos com sucesso. Serão discutidas diversas formas de envolvimento dos utilizadores, tanto durante a conceção inicial e especificação de requisitos como no teste e na validação em múltiplas fases do projeto
Programa
Princípios e metodologias de Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos; Metodologias para identificação e especificação de utilizadores e suas necessidades; Metodologias de envolvimento de utilizadores no desenvolvimento e construção de sistemas interativos; Metodologias e técnicas de avaliação de sistemas interativos de acordo nas diferentes fases do projeto; Realização e gestão de projetos de sistemas interativos com envolvimento dos utilizadores em todas as suas fases.
Metodologia de avaliação
A avaliação é individual e será realizada em 5 momentos correspondendo cada um deles a um dos 5 resultados de aprendizagem em que os alunos entregarão um relatório correspondendo à sua análise de casos propostos pelo corpo docente. A classificação final será obtida pela ponderação dos resultados parciais (15% para cada um dos primeiros resultados de aprendizagem, 40% para o resultado final, o projeto).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
“Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction
Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece, 3rd edition, Wiley