Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Opções > Concepção Centrada no Utilizador (Ead)

Nível

A avaliação é individual e será realizada em 5 momentos correspondendo cada um deles a um dos 5 resultados de aprendizagem em que os alunos entregarão um relatório correspondendo à sua análise de casos propostos pelo corpo docente. A classificação final será obtida pela ponderação dos resultados parciais (15% para cada um dos primeiros resultados de aprendizagem, 40% para o resultado final, o projeto).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.857 h/semana

170.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo apresentar os princípios, metodologias e técnicas da Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos. Será discutida a importância de adquirir o conhecimento dos utilizadores, seus perfis e suas necessidades, e de os envolver corretamente no desenvolvimento de projetos visando produzir sistemas interativos com sucesso. Serão discutidas diversas formas de envolvimento dos utilizadores, tanto durante a conceção inicial e especificação de requisitos como no teste e na validação em múltiplas fases do projeto

Programa

Princípios e metodologias de Conceção Centrada no Utilizador em sistemas interativos; Metodologias para identificação e especificação de utilizadores e suas necessidades; Metodologias de envolvimento de utilizadores no desenvolvimento e construção de sistemas interativos; Metodologias e técnicas de avaliação de sistemas interativos de acordo nas diferentes fases do projeto; Realização e gestão de projetos de sistemas interativos com envolvimento dos utilizadores em todas as suas fases.

Metodologia de avaliação

A avaliação é individual e será realizada em 5 momentos correspondendo cada um deles a um dos 5 resultados de aprendizagem em que os alunos entregarão um relatório correspondendo à sua análise de casos propostos pelo corpo docente. A classificação final será obtida pela ponderação dos resultados parciais (15% para cada um dos primeiros resultados de aprendizagem, 40% para o resultado final, o projeto).

Bibliografia

Principal

“Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction

Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece, 3rd edition, Wiley

2011

ISBN-13: 978-0470665763