Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Tecnologia e Sociedade

HACS-UL 2021 > HACS-UL 2021 > Instituto Superior Técnico > Tecnologia e Sociedade

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Tecnologia e Sociedade

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Tecnologia e Sociedade

Nível

A classificação final da unidade curricular resulta da uma média de: • Classificação obtida em 2 apresentações efetuadas pelos alunos ao longo do semestre e que serão apresentadas em grupos de 3, em sessões de discussão (45%). Nestas apresentações, os alunos serão avaliados não só na profundidade da discussão, mas também em aspetos relacionados com a forma como a apresentação oral é feita, a pesquisa efetuada em torno dos casos de estudo, e a forma como a colaboração com os colegas de grupo se desenrola. • Participação activa (como espectador) nas sessões de discussão (5%), e presença nas aulas teóricas (5%). • Um teste escrito (50%) sobre a matéria e os casos de estudo abordados.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

35.0 h/semestre

Objectivos

1. Transmitir aos futuros engenheiros a noção do enorme impacto social do desenvolvimento e utilização de produtos e serviços baseados em tecnologias de informação. 2. Motivar os alunos para a análise crítica das questões éticas das tecnologias em geral e das tecnologias de informação em particular. 3. Ensinar os fundamentos necessários para que possam fazer as escolhas acertadas quando confrontados com situações concretas com impacto na sociedade envolvendo o desenvolvimento, operação e utilização de tecnologia.

Programa

1. Moralidade, ética, integridade, legalidade e legitimidade; Ética no sector das tecnologias e nas organizações, responsabilidade profissional dos engenheiros; Códigos de ética profissional e organizações profissionais. 2. Crime e Tecnologia.Tipos de crime, Prevenção, detecção e resposta a incidentes. Legislação. 3. Privacidade e leis de protecção de dados. Legislação (RGPD); Liberdade de expressão; Anonimidade na Internet; Difamação. Propriedade intelectual. Direito de cópia. Patentes. Software livre. Acesso aberto. 4. Aspectos sociais das redes sociais e mundos virtuais . Noticiais falsas. Uso comercial e a exploração das redes sociais. Cyberbullying e cyberstalking. Mundos virtuais e seu uso. 5. Automação e Impactos Sociais. Aspectos éticos e morais na criação de sistemas autónomos. Veículos e armas autónomas. O mercado de trabalho e o aumento da automação. 6. Computação verde e sustentável e os seus desafios societais.

Metodologia de avaliação

A classificação final da unidade curricular resulta da uma média de: • Classificação obtida em 2 apresentações efetuadas pelos alunos ao longo do semestre e que serão apresentadas em grupos de 3, em sessões de discussão (45%). Nestas apresentações, os alunos serão avaliados não só na profundidade da discussão, mas também em aspetos relacionados com a forma como a apresentação oral é feita, a pesquisa efetuada em torno dos casos de estudo, e a forma como a colaboração com os colegas de grupo se desenrola. • Participação activa (como espectador) nas sessões de discussão (5%), e presença nas aulas teóricas (5%). • Um teste escrito (50%) sobre a matéria e os casos de estudo abordados.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Componente Laboratorial

n.a.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

n.a.

Componente de Competências Transversais

n.a.

Bibliografia

Principal

Ethics in information technology. Nelson Education.

Reynolds, G.

2018

6th edition


Ethics for the information age. Addison-Wesley Publishing Company.

Quinn, M. J.

2016

7th edition