Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Computação e Sociedade

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Computação e Sociedade

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Computação e Sociedade

Nível

A nota da unidade curricular é calculada por uma média ponderada da classificação obtida pela apresentação de relatórios de estudo de casos a serem apresentados ao longo do semestre (60%) e de uma apresentação oral (40%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

63.0 h/semestre

Objectivos

Transmitir aos futuros engenheiros informáticos a noção do enorme impacto social que os aspectos éticos têm no desenvolvimento e utilização de produtos e serviços baseados em tecnologias de informação. Ensinar os fundamentos necessários para que possam fazer as escolhas acertadas quando confrontados com situações concretas envolvendo o desenvolvimento, operação e utilização de sistemas de informação.

Programa

Ética Ética e integridade. Moralidade e ética, legalidade e legitimidade Ética no sector das tecnologias de informação Ética e responsabilidade profissional dos engenheiros informáticos Organizações profissionais Programas de certificação Uso aceitável dos sistemas de informação Segurança e crime informático Estabelecimento de políticas de segurança Educação dos intervenientes. Prevenção, detecção e resposta a incidentes. Legislação. Privacidade Leis de protecção da privacidade Gestão da privacidade e anonimidade Liberdade de expressão Controlo do acesso à informação Anonimidade na Internet. Difamação Propriedade intelectual Direito de cópia Patentes Software livre. Acesso aberto Plágio. Engenharia inversa Ciber-ocupação Impactos das tecnologias de informação na sociedade Tecnologias de informação, investimento e produtividade Exclusão Digital Tecnologias de informação na saúde As redes sociais Uso comercial das redes sociais Cyberbullying e cyberstalking Partilha de conteúdos inapropriados Mundos virtuais. Uso educativo e comercial. Crime nos mundos virtuais. Ética das organizações Gestão de colaboradores e fornecedores externos Computação verde.

Metodologia de avaliação

A nota da unidade curricular é calculada por uma média ponderada da classificação obtida pela apresentação de relatórios de estudo de casos a serem apresentados ao longo do semestre (60%) e de uma apresentação oral (40%).

Bibliografia

Principal

Ethics in Information Technology, 4th Edition

George W. Reynolds

2012

Course Technology, Cengage Learning. ISBN-13: 9781111534127


Secundária

A Gift of Fire: Social, Legal, and Ethical Issues for Computing Technology (4th Edition)

Sara Baase

2013

ISBN-13: 978-0132492676