Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Arquitectura de Computadores e Sistemas Embebidos

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LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Introdução à Arquitetura de Computadores

Nível

Teórica (dois testes, 25% cada), com nota mínima: 8,5. Projeto e laboratórios (50%), com nota mínima: 8,5

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Os alunos deverão dominar os conceitos básicos e o funcionamento geral de um computador, a estrutura material que permite a execução de programas. Deverão conseguir descrever o funcionamento dos elementos básicos, processador, sistema de memória e sistema de entradas e saídas, e sua interação. Em particular, devem ser capazes de compreender a estrutura interna de um processador e o processo de execução das instruções.

Programa

Introdução e visão global: perspetiva histórica; organização interna de um computador. Representação digital da informação: bases de numeração; operações aritméticas em binário e hexadecimal; códigos numéricos e alfanuméricos. Circuitos combinatórios: introdução à álgebra de Boole; portas lógicas básicas; descodificadores; multiplexadores. Circuitos sequenciais: registos e bancos de registos; memórias; separação entre circuito de dados e circuito de controlo. Conjunto de Instruções (ISA): instruções típicas; modos de endereçamento; pilha e rotinas; interrupções. Arquitetura de um processador: ciclo básico das instruções, noção de contador de programa e de endereço; estrutura interna de um processador; codificação de instruções; bits de estado; registos especiais; unidade de dados; banco de registos; unidade lógica e aritmética (ALU); unidade de controlo; análise da execução de instruções. Sistema de memória: endereçamento; caches; noções básicas de memória virtual; Entradas/saídas

Metodologia de avaliação

Teórica (dois testes, 25% cada), com nota mínima: 8,5. Projeto e laboratórios (50%), com nota mínima: 8,5

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de programação

Componente Laboratorial

Execução de guiões laboratoriais, usando um simulador e/ou FPGAs.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

na

Componente de Competências Transversais

Trabalhos de laboratório e projeto em grupos de 2 ou 3 alunos (peso de 50% da nota), potenciando assim várias competências transversais: - planeamento e gestão do trabalho em grupo - decomposição de tarefas complexas em unidades menores que possam ser tratadas de forma independente - desenvolvimento de mecanismos de entreajuda e de "accountability" entre os elementos do grupo - discussão entre os elementos do grupo para chegar a consenso sobre soluções, melhorando a capacidade argumentativa e de comunicação - partilha de conhecimento e contraste de perspetivas diferentes entre os membros do grupo

Bibliografia

Principal

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

José Delgado; Carlos Ribeiro

2021

ISBN: 978-972-722-789-1


Secundária

Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores

G. Arroz, J. Monteiro, A. Oliveira

2009

IST Press, 2ª Edição, ISBN: 978-972-8469-54-2