Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Aplicações e Serviços em Redes

Activa nos planos curriculares

MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Principal > Gestão das Redes, da Informação e dos Serviços > Engenharia de Serviços

Nível

Projecto de Prestador de Serviços (em grupo), e módulos de Work Packages desenvolvidos individualmente ao longo do semestre, discutidos e avaliados nas sessões práticas semanais. O Projecto de grupo incorpora o trabalho desenvolvido nos módulos.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

A Engenharia de Serviços utiliza as tecnologias, arquiteturas e os processos de engenharia, assim como os conceitos, modelos e estratégias de negócio para a especificação, concepção, implementação, exploração e utilização de serviços em redes de telecomunicações. A disciplina permite conhecer e evolução tecnológica das redes de comunicações e do mercado dos serviços de comunicações e saber utilizar as tecnologias emergentes para construir novas soluções de redes e de serviços. A disciplina inclui sessões temáticas com a participação de oradores convidados da indústria e dos operadores de telecomunicações.

Programa

1. Tecnologias e Serviços em Banda Larga. 2. Evolução para Serviços e Redes Convergentes. 3. Conceito e Estratégias de Serviços. 4. Prestadores de Serviços, Distribuição de Conteúdos. 5. Regulação. 6. Modelos de Negócio. 7. Modelos de Marketing. 8. Segmentação de Mercado. 9. Cadeia de Valor de Negócio. 10. Estratégias de Negócio para Consumidor Final em Serviços de Comunicações. 11. Estrutura de Organizacional de Prestadores de Serviços. 12. Modelos e Normalização (3GPP, 3GPP2, ITU, ISO, TMF, OMA, NGN, TISPAN, ETOM, etc.). 13. Modelação e Abstracção de Arquitecturas de Telecomunicações. 14. Arquitecturas orientadas aos Serviços. 15. Arquitecturas de Referência. 16. Modelos de Processos. 17. Planeamento e Concepção de Redes e Serviços. 18. Exploração e Gestão de Redes e Serviços Emergentes. 19. Segurança em Redes e Serviços. 20. Plataformas de Serviços. 21. Sistemas de Suporte (Perpectiva do Negócio): Catálogo de Produtos, Contabilização de Consumos (?Billing?), Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). 22. Sistemas de Suporte (Perpectiva da Operação): Gestão de Ordens, Inventário de Recursos, Provisão e Activação, Sub-sistemas de Mediação. 23. ?Middleware? de Automatização e Integração de Sistemas de Suporte Operacional. 24. Retenção de Dados, Intercepção Legal de Comunicações.

Metodologia de avaliação

Projecto de Prestador de Serviços (em grupo), e módulos de Work Packages desenvolvidos individualmente ao longo do semestre, discutidos e avaliados nas sessões práticas semanais. O Projecto de grupo incorpora o trabalho desenvolvido nos módulos.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Network Convergence: Services, Applications, Transport and Operations Support

Hu Hanrahan

2007

John Wiley & Sons


Business Strategies for the Next-Generation Network

Nigel Seel

2006

Auerbach Publications


Secundária

Designing Mobile Service Systems

E.A.M. Van De Kar, A. Verbraeck

2007

IOS Press


Advances in Network Management

Jianguo Ding

2010

CRC Press


Network Analysis, Architecture and Design - 3rd EDITION

James D. McCabe

2007

Morgan Kaufmann