Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MCTPC 2021 > MCTPC 2021 > 2º Ciclo > Optativas > Visualização de Informação

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Tecnologias da Informação e Linguagem > Visualização de Informação

MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Tecnologias da Informação e Linguagem > Visualização de Informação

Min-CD 2021 > Min-CD 2021 > Visualização de Informação

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Visualização de Informação

MECD2019 > MECD2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Grupo Informática > Visualização de Informação

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Tecnologia para Processamento de Informação e Linguagem > Visualização de Informação

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Tecnologias da Informação e Linguagem > Visualização de Informação

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Tecnologia para Processamento de Informação e Linguagem > Visualização de Informação

DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Visualização de Informação

Nível

Projeto: 70% Exame: 30%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo é dar aos alunos os conhecimentos da área de visualização de informação que lhes permitam conceber e executar visualizações de grande impacto como veículo privilegiado para transmitir informação quantitativa e qualitativa. Será introduzida a área de Visualização de Informação após o que será ensinada uma metodologia para a análise de domínio e conceção de visualizações eficazes. Conhecida esta, serão discutidos os vários tipos de variáveis, dados (tabulares, redes, texto, etc.) e padrões a visualizar. Em seguida serão descritos os vários factores fisiologicos e psicológicos relevantes para a criação de uma boa visualização. Estudaremos os tipos de visualização de informação mais comuns e adequados para vários tipos de informação (grafos, séries temporais, etc.) e as técnicas de iteracção possíveis. Estudaremos ainda quais as abordagens mais correctas para avaliar aplicações de Visualização de Informação.

Programa

1. Introdução 2. Metodologia de Desenho 3. Datasets e variáveis 4. Factores Humanos na Visualização de Informação 5. Tipos e Técnicas de Visualização 6. Integração, Visualizações dinâmicas e animações 7. Complexidade 8. Legibilidade e Fidelidade nas Visualizações 9. Avaliação de Soluções de Visualização de Informação 10. Aplicações

Metodologia de avaliação

Projeto: 70% Exame: 30%

Pré-requisitos

Domínio adequado da programação

Componente Laboratorial

Durante os laboratórios os alunos irão aprender as tecnologias necessárias para o desenvolvimento de um projeto de VI. Esse projeto será desenvolvido ao longo do período com apoio nas aulas laboratoriais. Cinco Checkpoints permitirão aos alunos ter feedback sobre as várias fases de conceção, desenho e implementação.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Componente de Competências Transversais

Os alunos irão desenvolver Competências Interpessoais ao ter que trabalhar em grupo nos laboratórios e para o projeto. Isto incluirá Trabalho de Equipa mas também Comunicação Escrita (rel. final e documentos dos Checkpoints), Comuniação Oral (apresentação em sala de aula nos Checkpoints) e liderança. Competências interpessoais estarão em causa na gestão da carga e métodos de trabalho para gerir os vários Checkpoints. Dado que cada grupo vai desenvolver uma visualização, estética e eficaz, para um tema à sua escolha, a Criatividade será um aspecto central, tal como o Pensamento Crítico. Irão também do reforçar dos Aspetos de Cidadania, manifestados na escolha dos temas e questões a que a visualização deverá dar resposta. No seguimento do descrito acima, será constante a utilização de Competências de Literacia de Informação e Media, incluindo a criação de vídeos de demonstração e a procura, limpeza e gestão dos dados a visualizar. Os aspetos acima serão avaliados nos 70% do projeto.

Bibliografia

Principal

Visualization Design and Analysis: Abstractions, Principles, and Methods

Tamara Munzner

2014

AK Peters


Interactive Data Visualization: Foundations, Techniques, and Applications, Second Edition

Matthew O. Ward, Georges Grinstein, Daniel Keim

2015

AK Peters / CRC Press


Secundária

Introduction to Information Visualization

Riccardo Mazza

?

Springer - ISBN 1848002181