Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Processamento de Objectos 3D

Nível

Apresentação e discussão de artigos (seminários) ? 50% Dois mini-projectos ? 25% cada

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

168.0 h/semestre

Objectivos

O principal objectivo desta disciplina é dar aos alunos os conhecimentos necessários para ultrapassar os desafios associados ao processamento de objectos 3D, apresentando-lhes técnicas, abordagens e ferramentas, assim como os conceitos teóricos subjacentes. Serão introduzidas as técnicas mais comuns de representação de objectos 3D, apresentadas as principais formas de criação de conteúdo 3D e abordado o conceito de qualidade de um objecto. Iremos também estudar as abordagens de indexação de objectos 3D baseadas em descritores de forma, assim como as metodologias e técnicas necessárias para realizar a recuperação destes utilizando descritores de forma. Serão ainda estudadas técnicas de compressão de objectos 3D, apresentados os princípios inerentes à utilização de marcas d?água e sua aplicação a objectos 3D

Programa

1. Introdução 2. Fundamentos sobre Processamento de Objectos Tridimensionais 3. Análise e Classificação de Formas 4. Indexação de Objectos Tridimensionais 5. Recuperação de Objectos 3D 6. Compressão 3D 7. Marca d?Água em Objectos 3D 8. Ferramentas e Aplicações

Metodologia de avaliação

Apresentação e discussão de artigos (seminários) ? 50% Dois mini-projectos ? 25% cada

Bibliografia

Principal

?3D Object Processing: Compression, Indexing and Watermarking?

Jean-Luc Dugelay, Atila Baskurt e Mohamed Daoudi (Eds.)

2008

Wiley


Artigos Seleccionados

Vários

?

?


Secundária

?Shape Analysis and Classification: Theory and Practice?

Luciano da Fontoura Costa e Roberto Marcondes Cesar

2001

CRC Press


"Principles of 3D Image Anaysis and Synthesis?,

Bernd Girod, Gunther Greiner e Heirich Niemann (Eds.)

2002

Kluwer Academic Publishers