Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Tópicos de Investigação

Nível

O aluno deverá elaborar um relatório escrito, no qual, de forma clara e pedagógica, apresenta a matéria estudada, as referências utilizadas e perspectivas de desenvolvimento futuro do domínio em apreço. O trabalho do aluno será avaliado por um júri de pelo menos 2 professores, num exame oral, público, onde o aluno apresentará os resultados da sua aprendizagem e o seu relatório.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

2.0 h/semana

196.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina permite ao aluno desenvolver, sob supervisão personalizada de um doutorado, estudos avançados com especial interesse para a realização da sua tese, em domínios onde (ainda) não exista oferta de cadeira D do DEIC. Estes estudos devem ser complementares, mas não se confundirem com a investigação directamente relacionada com a elaboração da sua tese de doutoramento.

Programa

À medida do interesse do aluno, da sua área de tese e das directivas do seu orientador de mestrado. A inscrição do aluno nesta disciplina implica a elaboração prévia, discussão e aceitação do programa de estudos respectivo, envolvendo o orientador doutorado e o responsável da disciplina. Poderá ser requerido ao aluno a participação activa em seminários avançados, versando temas de I&D em Engenharia Informática ou noutros domínios relevantes, previamente aprovados pelo responsável da cadeira. Para além da participação presencial será exigida a apresentação de relatórios sobre os tópicos apresentados e discutidos nesses seminários.

Metodologia de avaliação

O aluno deverá elaborar um relatório escrito, no qual, de forma clara e pedagógica, apresenta a matéria estudada, as referências utilizadas e perspectivas de desenvolvimento futuro do domínio em apreço. O trabalho do aluno será avaliado por um júri de pelo menos 2 professores, num exame oral, público, onde o aluno apresentará os resultados da sua aprendizagem e o seu relatório.

Bibliografia

Principal

Artigos das revistas e das conferências mais relevantes na área.