Disciplina
Projecto de Língua Natural
Área
Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes
Activa nos planos curriculares
DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Projecto de Língua Natural
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Projecto de Língua Natural
Nível
1ª Componente – 15% Apresentação de artigo relativo ao estado da arte. 2ª Componente – 60% Projecto. 3ª Componente – 25% Relatório final e apresentação em seminário final.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
A disciplina de Projecto em Língua Natural tem como objectivo familiarizar os alunos com problemas avançados de processamento de língua natural, incluindo, mas sem limitação, tópicos actuais como análise computacional de discurso, construção automática de sumários, sistemas de pergunta/resposta, aquisição lexical, etc.
Programa
O programa encontra-se dividido em duas linhas: na primeira, serão estudados processos avançados em língua natural, tais como desambiguação de sentidos, aquisição lexical e algoritmos relacionados. O estudo de aplicações, em especial de processamento semântico e/ou pragmático, tais como classificadores, geradores automáticos de língua, produtores de resumos e analisadores de discurso, completa a primeira linha. Na segunda linha, o aluno deverá ser capaz de resolver um problema proposto numa das áreas abordadas, produzindo um algoritmo ou protótipo.
Metodologia de avaliação
1ª Componente – 15% Apresentação de artigo relativo ao estado da arte. 2ª Componente – 60% Projecto. 3ª Componente – 25% Relatório final e apresentação em seminário final.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Foundations of Statistical Natural Language Processing
Christopher D. Manning & Hinrich Schütze
ISBN 0-262-13360-1. The MIT Press
An Introduction to Functional Grammar
M. A. K. Halliday & Christian Mattiessen
ISBN 0-340-76167-9. Arnold Publishers
Secundária
Word Sense Disambiguation: Algorithms and Applications
Eneko Agirre & Philip Edmonds (eds.).