Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes

Activa nos planos curriculares

DEAEEC2006 > DEAEEC2006 > 3º Ciclo > Computação Afectiva

DEAEIC2006 > DEAEIC2006 > 3º Ciclo > Computação Afectiva

Nível

Participação nas aulas através de leitura do livro e de artigos. Documento de pesquisa sobre determinado tópico da área.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de computação afectiva, dando uma visão geral da área. Análise de técnicas e modelos que permitam a criação de sistemas computacionais afectivos, quer da parte do reconhecimento de emoções que da parte da síntese de emoções. Estudo de teorias de emoções que permitam a síntese de emoções em ambientes computacionais. Extensão de arquitecturas de agentes com modelos de emoções. Mostrar a necessidade da existência de uma componente afectiva na melhoria da interacção pessoa- máquina. Análise de diversos ?wearables? afectivos, e da tecnologia que lhe está subjacente.

Programa

Computação Afectiva, conceitos base. Aplicações de computação Afectiva- exemplos Problemas da Computação Afectiva Reconhecimento de emoções: análise de sinais afectivos Teorias de Emoções Síntese de Emoções em sistemas computacionais A expressão de emoções em máquinas ?Wearables? afectivos

Metodologia de avaliação

Participação nas aulas através de leitura do livro e de artigos. Documento de pesquisa sobre determinado tópico da área.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

?Affective Computing?

Rosalind W. Picard

2000

MIT Press


?Affective Interactions: Towards a New Generation of Computer Interfaces?

Ed. Ana Paiva

2000

Springer