Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área Aplicacional > Informação e Conhecimento > Gestão e Engenharia do Conhecimento

Nível

Projecto Artigo sobre tópico a escolher e sua apresentação

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

Objectivos

Perceber o problema e valor da criação, gestão, manutenção e representação do conhecimento nas organizações. Distinguir e saber usar os vários tipos de conhecimento, o seu ciclo de gestão e dominar as várias formas da sua representação, manipulação e manutenção. Dominar as metodologias de engenharia de conhecimento. Desenvolver as aptidões e os conhecimentos necessários ao desenvolvimento, comparação e avaliação de diferentes tipos de repositórios de conhecimento e em particular a utilização de ontologias para a sua implementação. A cadeira será assegurada em conjunto com Professores convidados através de intercâmbio regular com investigadores de grupos de topo a nível mundial nesta área, de empresas estrangeiras que desenvolvem soluções nesta área, e grandes empresas portuguesas que utilizam sistemas de gestão de conhecimento.

Programa

O valor e tipos de Conhecimento nas organizações Repositórios de Conhecimento e seus problemas: técnicas e estratégias de armazenamento e sua gestão (centralizada vs distribuída, comunidades, etc.). Razões de sucesso e insucesso. A utilização, gestão e exploração de Conhecimento nas organizações (por exemplo, classificação e “retrieval”, resolução de problemas, etc) Tecnologias de disseminação de Conhecimento Metodologias de Engenharia de Conhecimento: A metodologia CommonKADS, e as metodologias mais importantes na área da Engenharia de Ontologias e PSM. Estudo de Casos em vários tipos de Organizações (Militar, Indústria Química, Indústria Automóvel, etc.)

Metodologia de avaliação

Projecto Artigo sobre tópico a escolher e sua apresentação

Bibliografia

Principal

Handbook on Knowledge Management

Clyde W Holsapple

2003

Springer Verlag


Knowledge Engineering and Management: The CommonKADS Methodology

Guus Schreiber, Hans Akkermans, Anjo Anjewierden, Robert de Hoog, Nigel Shadbolt, Walter Van de Velde and Bob Wielinga

2000

MIT Press


Ontological Engineering - with examples from the areas of Knowledge Management, e-Commerce and the Semantic Web

Asunción Gómez-Pérez, Mariano Fernández-López, Oscar Corcho

2004

Springer Verlag


Handbook on Ontologies

Steffen Staab, Rudi Studer

2004

Springer Verlag