Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Sistemas Operativos e Sistemas Distribuídos

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Distribuídos > Computação Móvel e Ubíqua

METI 2018 > METI 2018 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Internet das Coisas > Computação Móvel e Ubíqua

METI 2021 > METI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Especializações > Especialização em Internet das Coisas > Informática > Computação Móvel e Ubíqua

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Sistemas Distribuídos > Computação Móvel e Ubíqua

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais > Computação Móvel e Ubíqua

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais > Computação Móvel e Ubíqua

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Embebidos > Computação Móvel e Ubíqua

MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Principal > Aplicações Seguras, Móveis Entre-Pares e na Nuvem > Computação Móvel e Ubíqua

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Embebidos > Computação Móvel e Ubíqua

Nível

Exame (40%), Projecto (40%), Apresentação (20%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Perceber os desafios e problemas subjacentes à concepção e desenvolvimento de software de suporte (middleware e sistema operativo) e aplicações em ambientes com entidades móveis e ubíquas (pessoas, hardware, software). Especificar, conceber, analisar e implementar sistemas (middleware móvel/ubíquo e sistema operativo) de suporte à mobilidade/ubiquidade de hardware e software assim como dos seus utilizadores.

Programa

Fundamentos do sistema operativo Android e introdução à programação em Android. O contexto da computação móvel e ubíqua e os seus desafios fundamentais. O conceito de informação de contexto, a sua relevância e aplicação em computação móvel ; mecanismos e plataformas para percepção de informação de contexto. Mecanismos de localização em espaços interiores e exteriores e a sua aplicação em computação móvel. Privacidade em serviços baseados na localização. Pesquisa de recursos computacionais e offloading computacional. Aplicações da replicação de dados na computação móvel. Restrições e gestão energética em dispositivos móveis.

Metodologia de avaliação

Exame (40%), Projecto (40%), Apresentação (20%)

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de sistemas operativos, redes de computadores e sistemas distribuídos. Experiência de programação (mínimo de duas cadeiras prévias, criação de aplicações de raíz preferencialmente com Java ou Kottlin).

Componente Laboratorial

Desenvolvimento de software

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Esta UC é predominantemente centrada na programação e computação

Componente de Competências Transversais

Fazer apresentações. Escrita de relatórios técnicos/científicos.

Bibliografia

Principal

Ubiquitous Computing: Smart Devices, Environments and Interactions

Stefan Poslad

2009

ISBN: 978-0470035603


Fundamentals of Mobile and Pervasive Computing

Frank Adelstein et al

2005

McGraw-Hill. ISBN: 978-0071412377


Distributed Context-Aware Systems

Paulo Ferreira, Pedro Alves

2011

Springer - ISBN:978-3-319-04881-9


Programming Android. Java Programming for the New Generation of Mobile Devices 2nd Edition

Zigurd Mednieks, Laird Dornin, G. Blake Meike, Masumi Nakamura

2012

O'Reilly Media