Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Sistemas Operativos e Sistemas Distribuídos

Activa nos planos curriculares

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Sistemas Operativos

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia de Telecomunicações e Informática > Sistemas Operativos

LETI 2021 > LETI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Sistemas Operativos

LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Sistemas Operativos

LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Sistemas Operativos

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Sistemas Operativos

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Sistemas Operativos

Nível

A avaliação da disciplina tem 2 componentes: teórica (50%) e laboratorial (50%). A componente teórica consiste em 2 testes. Na época de recurso é possível repescar um ou ambos os testes individualmente.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Programar, ao nível sistema, usando todas as funcionalidades dos sistemas operativos tendo em conta os modelos de programação sequencial e concorrente. Conhecer os conceitos fundamentais subjacentes aos sistemas operativos, com ênfase nos seus mecanismos e algoritmos, assim como a estrutura interna dos sistemas operativos mais relevantes.

Programa

Programação com processos, tarefas e ficheiros. Programação concorrente sobre memória partilhada. Comunicação entre processos. Organização e evolução dos sistemas operativos. O núcleo de um sistema multiprogramado. Despacho e escalonamento. Memória virtual e algoritmos de gestão de memória do sistema operativo. Sistemas de ficheiros.

Metodologia de avaliação

A avaliação da disciplina tem 2 componentes: teórica (50%) e laboratorial (50%). A componente teórica consiste em 2 testes. Na época de recurso é possível repescar um ou ambos os testes individualmente.

Pré-requisitos

Ter frequentado as unidades curriculares que apresentam os conceitos essenciais de 1) arquitecturas de computadores e 2) programação em C.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial consiste num projecto realizado progressivamente em 2 exercícios. Uma vez apurada a nota preliminar do projeto, um teste prático e discussão determinam a nota final da componente de projeto.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Componente de Competências Transversais

O enunciado e formato do projecto da componente laboratorial inclui diferentes medidas para que a sua resolução desenvolva as competências transversais de pensamento crítico e inovador, assim como as competências intra e interpessoais.

Bibliografia

Principal

Sistemas Operativos (2ª Edição)

José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga, Rodrigo Rodrigues

2012

FCA


Modern Operating Systems, 4th Edition

Andrew S. Tanenbaum

2015

Pearson