Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes

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Nível

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto dividido em 3 fases terminando com uma exposição pública do jogo. É pedido também um relatório final e um media-kit de apresentação do jogo. Não há exame escrito.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Dar ao aluno uma visão geral sobre a metodologia de desenvolvimento de jogos centrada no jogador. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados e à apresentação do mundo do jogo. Dotar os alunos de capacidade de reflexão sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspetiva de modelação concetual. Dotar os alunos de conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento iterativo de protótipos e métodos de teste e verificação de jogabilidade e experiência. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador tendo em conta a dimensão temporal de progressão. Discutir modelos de negócio e empreendedorismo na indústria de videojogos.

Programa

1. Desenvolvimento de jogos centrado no jogador 2. Jogadores e cenários de jogo 3. Modelos conceptuais de jogabilidade 4. Prototipagem e testes de jogabilidade e experiência 5. Paradigmas de controlo e apresentação 6. Engenharia e design de experiência 7. Inquirir e observar jogadores 8. Progressão e design de níveis 9. Empreendedorismo e negócio de jogos 10. Apresentações convidadas

Metodologia de avaliação

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto dividido em 3 fases terminando com uma exposição pública do jogo. É pedido também um relatório final e um media-kit de apresentação do jogo. Não há exame escrito.

Pré-requisitos

A disciplina requer conhecimentos de programação.

Componente Laboratorial

Nos laboratórios é feito o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e decorre a avaliação dos protótipos desenvolvidos no final de cada fase de desenvolvimento. Os laboratórios são também usados para os alunos experimentarem os jogos dos seus colegas e ajudarem nos testes de jogabilidade e experiência. É esperado que a maioria do desenvolvimento do projeto seja feito fora das aulas de laboratório e que estas sirvam para discussão do trabalho desenvolvido.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122. Esta UC em particular tem uma componente de programação usando, tipicamente, motores de jogo (ex: Unity, Unreal, Godot, etc.).

Componente de Competências Transversais

O curso desenvolve as seguintes competências transversais, de acordo com o definido pela comissão de competências transversais: Pensamento crítico e inovador (resolução de problemas, pensamento estratégico, criatividade); Competências intrapessoais (produtividade e gestão de tempo, proatividade e iniciativa, motivação intrínseca, tomada de decisão); Competências interpessoais (comunicação oral, comunicação escrita, trabalho em equipa, liderança); Cidadania global (trabalho em equipas com diversidade cultural); Literacia de informação e dos media (uso de múltiplas ferramentas multimedia, pesquisa de informação, estruturação de informação).

Bibliografia

Principal

Design e Desenvolvimento de Jogos

Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada

2014

FCA


Game Design Workshop - A Playcentric Approach to Creating Innovative Games (4th Edition)

Tracy Fullerton

2014

CRC Press


Game Mechanics - Advanced Game Design

Ernest Adams, Joris Dormans

2012

New Riders