Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos > Metodologia de Desenvolvimento de Jogos

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Metodologia de Desenvolvimento de Jogos

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Metodologia de Desenvolvimento de Jogos

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Metodologia de Desenvolvimento de Jogos

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas Aplicacionais > Jogos e Simulação > Metodologia de Desenvolvimento de Jogos

Nível

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto dividido em 3 fases terminando com uma exposição pública do jogo. É pedido também um relatório final e um media-kit de apresentação do jogo. Não há exame escrito.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Dar ao aluno uma visão geral sobre a metodologia de desenvolvimento de jogos centrada no jogador. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados e à apresentação do mundo do jogo. Dotar os alunos de capacidade de reflexão sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspetiva de modelação concetual. Dotar os alunos de conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento iterativo de protótipos e métodos de teste e verificação de jogabilidade e experiência. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador tendo em conta a dimensão temporal de progressão. Discutir modelos de negócio e empreendedorismo na indústria de videojogos.

Programa

1. Desenvolvimento de jogos centrado no jogador 2. Jogadores e cenários de jogo 3. Modelos conceptuais de jogabilidade 4. Prototipagem e testes de jogabilidade e experiência 5. Paradigmas de controlo e apresentação 6. Engenharia e design de experiência 7. Inquirir e observar jogadores 8. Progressão e design de níveis 9. Empreendedorismo e negócio de jogos 10. Apresentações convidadas

Metodologia de avaliação

A avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto dividido em 3 fases terminando com uma exposição pública do jogo. É pedido também um relatório final e um media-kit de apresentação do jogo. Não há exame escrito.

Bibliografia

Principal

Design e Desenvolvimento de Jogos

Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada

2014

FCA


Game Design Workshop - A Playcentric Approach to Creating Innovative Games (4th Edition)

Tracy Fullerton

2014

CRC Press


Game Mechanics - Advanced Game Design

Ernest Adams, Joris Dormans

2012

New Riders