Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

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Nível

Os alunos movem-se entre diversas equipas ao longo do semestre, cada equipa focando-se num aspeto distinto do processo de design e desenvolvimento de jogos. As equipas analisam, concebem, documentam, desenvolvem de forma iterativa e testam os seus protótipos de experiências de jogo. Os alunos são avaliados com base nas suas contribuições para os múltiplos trabalhos realizados ao longo do semestre. Não há exame escrito.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Aprender a conceber e desenvolver protótipos de jogos baseados na experiência de jogo que pretendem elicitar no(s) jogador(es). Esta competência é ensinada, por um lado, pela discussão de como os principais constituintes de um jogo interagem para criar a experiência de jogo e, por outro, guiando os alunos pelo processo de desenvolvimento de um jogo, um processo pluridisciplinar, de base criativa e centrado no jogador. Os alunos irão analisar, conceber, documentar, desenvolver e testar um conjunto de protótipos de experiências de jogo subjacentes a determinados temas.

Programa

1. Importância e caracterização de jogo 2. Criatividade, documentos de design e desenvolvimento de jogos 3. Entender o jogador e conceber a experiência de jogo 4. Mecânicas, teoria de jogos e balanceamento 5. Jogar, jogabilidade e design de níveis 6. Progressão e elementos dramáticos em jogos 7. Apresentações convidadas

Metodologia de avaliação

Os alunos movem-se entre diversas equipas ao longo do semestre, cada equipa focando-se num aspeto distinto do processo de design e desenvolvimento de jogos. As equipas analisam, concebem, documentam, desenvolvem de forma iterativa e testam os seus protótipos de experiências de jogo. Os alunos são avaliados com base nas suas contribuições para os múltiplos trabalhos realizados ao longo do semestre. Não há exame escrito.

Bibliografia

Principal

Design e Desenvolvimento de Jogos

Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada

2014

FCA


The Art of Game Design: A Book of Lenses (3rd edition)

Jesse Schell

2019

A K Peters/CRC Press


Rules of Play, Game Design Fundamentals

Katie Salen Tekinbaş and Eric Zimmerman

2003

The MIT Press


A Theory of Fun for Game Design (2nd edition)

Raph Koster

2013

O'Reilly Media