Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

METI 2018 > METI 2018 > 2º Ciclo > Áreas Complementares > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEE 2021 > Mee 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Opções > Fundamentos de Sistemas de Informação

MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Liderança, Organização, Economia e Gestão > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas de Informação Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas de Informação Empresariais > Fundamentos de Sistemas de Informação

Nível

* Casos de estudo (50%) * Projeto em Grupo (25%) * Caso final individual (25%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

* Fornecer uma abordagem sociotécnica aos sistemas de informação organizacionais * Conhecer os principais componentes de tecnologia dos sistemas de informação * Entender como as empresas utilizam os sistemas de informação para suportar as suas atividades e criar vantagens competitivas * Conhecer as novas tecnologias que permitem novas formas de comunicação, colaboração e parcerias * Entender como os sistemas de informação permitem criar relações com clientes e fornecedores, e como são utilizados para reforçar as estruturas organizacionais e os processos de negócio * Entender como os sistemas de informação podem suportar a tomada de decisão nos diferentes níveis e funções das organizações * Compreender como as organizações desenvolvem e adquirem tecnologias e sistemas de informação * Entender como garantir a segurança dos sistemas de informação, tendo em conta tanto aspetos tecnológicos como humanos * Avaliar as questões éticas dos sistemas de informação

Programa

* Sistemas de Informação Empresariais * Negócio Eletrónico e Colaboração * Sistemas de Informação, Organizações e Estratégia * Questões Éticas e Sociais em Sistemas de Informação * Segurança e Sistemas de Informação * Excelência Operacional e Relações com Clientes * Comércio Eletrónico * Gestão do Conhecimento * Suporte à Tomada de Decisão * Construção de Sistemas de Informação * Gestão de Projetos de Sistemas de Informação * Gestão de Sistemas de Informação à Escala Global

Metodologia de avaliação

* Casos de estudo (50%) * Projeto em Grupo (25%) * Caso final individual (25%)

Bibliografia

Principal

Management Information Systems 16th Edition

Kenneth Laudon and Jane Laudon

2019

Pearson