Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

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MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia

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MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Jogos > Produção de Conteúdos Multimédia

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Produção de Conteúdos Multimédia

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Produção de Conteúdos Multimédia

Nível

Mini-Testes 25%, Projecto 40% Teste Final 25% Presença 10%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Saber quais as formas de conhecimento e o perfil dos Activos Humanos que devem estar envolvidos. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção. Entender quais os factores críticos ao sucesso de uma produção. Saber quais as linhas de evolução tecnológica que podem ter impacte tanto na eficácia do processo como na qualidade do produto final. Produzir conteúdos Multimédia; Reconhecer várias arquitecturas; Avaliar os requisitos de largura de banda, tempo de latência, sincronização, codificação e apresentação de informação multimédia, Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.

Programa

Tipos de Dados Multimédia: Texto, Imagens, Sons, Vídeo e Animações. Gráficos Vectoriais e de quadrícula. Introdução ao processamento de sinais multimédia. Sincronização entre os diversos media. Técnicas de captura de informação multimédia. Edição linear e não linear de vídeo e áudio. Hipertexto e Hipermédia – conceitos básicos e história. Hipervídeo. Princípios de Desenho em Multimédia. Princípios de Desenho Hipermédia. XML e Multimédia. SMIL e SVG. Linguagens de Scripting e aplicações Interactivas. Multimédia e Redes. Recuperação de Informação Multimédia baseada em conteúdo. Bases de dados multimédia.

Metodologia de avaliação

Mini-Testes 25%, Projecto 40% Teste Final 25% Presença 10%

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Digital Multimedia

Nigel Chapman e Jenny Chapman

2004

John Wiley & Sons