Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Interacção e Multimédia

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Conceção Centrada no Utilizador

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Conceção Centrada no Utilizador

Nível

Projeto (60%, nota mínima de 9.5 valores) Labs (40%, nota mínima de 9.5) A unidade curricular será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflexão e crítica. Os alunos irão trabalhar em projetos de grupo durante o semestre. Será dada ênfase na qualidade das ideias dos alunos e a sua capacidade de tornar conceitos de design em protótipos reais.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular introduz as principais práticas e métodos da investigação e avaliação centrada nos utilizadores. Através de um projecto prático em grupo, com enunciado em aberto, os alunos são expostos a problemas de complexidade crescente em que podem exercitar os métodos e técnicas descritos. Os objectivos de aprendizagem são: i) recolher e analisar informação sobre os diferentes participantes num sistema; ii) escolher as técnicas de investigação para conceber e projectar sistemas e serviços interactivos; iii) sintetizar de forma rastreável os resultados da investigação em conceitos e ideias inovadoras; iv) trabalhar em equipa gerindo várias perspectivas e talentos; v) comunicar e negociar com os diferentes participantes o design e as alternativas para as diferentes soluções

Programa

Introdução: perpectiva história da importância da concepção centrada no utilizador. Métodos e técnicas de análise dos utilizadores: métodos etnográticos, inquérito e design contextual, diagramas de afinidade e modelos. Métodos e técnicas de sintese de resultados por arquétipos e estereótipos: personas e cenários vs. atores/papeis e casos de uso. Métodos e técnicas de desenvolvimento e avaliação de protótipos: storyboarding e protótipos de baixa, média e alta fidelidade. Técnicas e ferramentas de avaliação de campo: avaliação heurística, think aloud, ferramentas e plataformas.

Metodologia de avaliação

Projeto (60%, nota mínima de 9.5 valores) Labs (40%, nota mínima de 9.5) A unidade curricular será lecionada em modo studio. Exposição teórica será curta e dada quando necessária. Durante as aulas, os alunos realizarão tarefas de investigação, construção, reflexão e crítica. Os alunos irão trabalhar em projetos de grupo durante o semestre. Será dada ênfase na qualidade das ideias dos alunos e a sua capacidade de tornar conceitos de design em protótipos reais.

Bibliografia

Principal

Contextual Design: Defining Customer-Centered Systems

Beyer, H. & Holtzblatt, K.

1998

Morgan Kaufmann: San Francisco, CA. ISBN 1-55860-411-1


Rapid Contextual Design: A How-To-Guide to Key Techniques for User-Centered Design

Holtzblatt, K., Wendell, J. B., & Wood, S.

2005

Elsevier, Inc.: San Francisco, CA. ISBN 0-12-354051-8


The UX Book: Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience

Rex Hartson and Pardha Pyla

2012


Observing the User Experience

Goodman, E., Kuniavsky, M., & Moed, A.

2012


Contextual Design Evolved

Holtzblatt & Beyer

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Innovating for People

LUMA Institute

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