Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Animação e Visualização Tridimensional

Nível

3 Assignments Laboratoriais - 80% 2 mini-testes - 20%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Esta UC introduz e discute o estado de arte das técnicas de concepção e desenvolvimento de aplicações gráficas 3D, com preocupações ao nível do tempo-real, da interactividade e do realismo, através da utilização das APIs gráficas OpenGL e WebGL. Inclui o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D imersiva num dispositivo móvel recorrendo a um par de óculos de Realidade Virtual de baixo-custo, os Google Carboard. A cadeira também também aborda os avanços mais recentes na tecnologia de GPU e suas aplicações à simulação e jogos de computador. Após a frequência desta disciplina, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas elementares utilizados em sistemas de Ambientes Virtuais Interactivos e Tempo-Real, identificando os termos, conceitos e princípios básicos subjacentes.

Programa

Síntese de Imagem por Computador em Tempo-Real; Pipeline de Visualização 3D (OpenGL 3.X e WebGL); Shaders; programação com linguagem de shading GLSL; Formatos de descrição de cenas; Transformacões Geométicas Avançadas; Aparência Visual: Iluminação avançada e mapeamento de Texturas (Bump Mapping e Environmental Mapping); Detecção de colisões; Efeitos visuais especiais: lens flare, stencil, impostores, sistemas de partículas; Estéreoscopia, Técnicas de Aceleração para vídeojogos e simuladores.

Metodologia de avaliação

3 Assignments Laboratoriais - 80% 2 mini-testes - 20%

Pré-requisitos

1) Experiência prévia em Computação Gráfica 2) Bons conhecimentos de programação orientada a objetos 3) Bons conhecimentos de: - Programação em C/C++ - Estruturas de dados (listas, arrays, árvores…) - Geometria - Algebra Linear

Componente Laboratorial

Sete exercicios e 3 Assignments

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Programação C/C++ e JavaScript com recurso às APIs gráficas OpenGL Moderno e WebGL

Componente de Competências Transversais

N/A

Bibliografia

Principal

“Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with Shader-Based OpenGL”, 6th Edition

Edward Angel

2012

Pearson / Addison-Wesley


“OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 4.3” (8th Edition)

Dave Shreiner

2013

Pearson Education