Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Animação e Visualização Tridimensional

Nível

Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60%, Nota mínima do laboratório: 9,5 valores

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Estudar o estado de arte das técnicas de concepção e desenvolvimento de aplicações de desenho 3D de cenas complexas com preocupações ao nível do tempo-real, da interactividade e do realismo através da utilização do pipeline programável OpenGL. Aprender os avanços mais recentes na tecnologia de GPU e suas aplicações à simulação e jogos de computador. Após a frequência desta disciplina, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas elementares utilizados em sistemas de Ambientes Virtuais Interactivos Tempo Real, identificando os termos, conceitos e princípios básicos subjacentes.

Programa

Síntese de Imagem por Computador, Pipeline de Visualização OpenGL, Shaders, programação GLSL, Transformacões Geométicas Avançadas, Modelo de Câmara, Realismo, Aparência Visual, Texturas, Tésnicas de Aceleração, Detecção de colisão, Efeitos especiais.

Metodologia de avaliação

Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60%, Nota mínima do laboratório: 9,5 valores

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

“Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with Shader-Based OpenGL”, 6th Edition

Edward Angel

2012

Pearson / Addison-Wesley


“OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 4.3” (8th Edition)

Dave Shreiner

2013

Pearson Education