Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica

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MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

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Nível

Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60% Nota mínima do laboratório: 9,5 valores

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Preparar os alunos para a especificação, desenvolvimento, simulação e visualização das propriedades estáticas e dinâmicas de objectos contidos em cenas tridimensionais. Os alunos deverão: Identificar as funcionalidade um núcleo gráfico tridimensional; Especificar e implementar aplicações gráficas interactivas tridimensionais de tempo real utilizando um núcleo gráfico; Modelar e Optimizar Cenas Tridimensionais para tempo real; Conhecer técnicas avançadas de modelação. Identificar e utilizar várias técnicas de animação; Identificar as soluções mais adequadas para animar efeitos específicos.

Programa

Introdução a AVT; Núcleo Gráfico; OpenGL; Curvas e Superfícies Paramétricas; Mapeamento de Texturas; Detecção de Colisões; Técnicas de Animação; Sistemas de Simulação; Física; Objectos Deformáveis; Modelação baseada em Cinemática Hierárquica; Simulação de Objectos Rígidos; Controlo de Grupos de Objectos.

Metodologia de avaliação

Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60% Nota mínima do laboratório: 9,5 valores

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

OpenGL 1.2 Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL

Mason Woo, Jackie Neider, Tom David, Dave Shreiner, Tom Davis

2004

Addison-Wesley


OpenGL Architecture Review Board

Dave Shreiner

2004

Addison-Wesley