Disciplina
Animação e Visualização Tridimensional
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Visualização Gráfica
Activa nos planos curriculares
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Nível
Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60% Nota mínima do laboratório: 9,5 valores
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Preparar os alunos para a especificação, desenvolvimento, simulação e visualização das propriedades estáticas e dinâmicas de objectos contidos em cenas tridimensionais. Os alunos deverão: Identificar as funcionalidade um núcleo gráfico tridimensional; Especificar e implementar aplicações gráficas interactivas tridimensionais de tempo real utilizando um núcleo gráfico; Modelar e Optimizar Cenas Tridimensionais para tempo real; Conhecer técnicas avançadas de modelação. Identificar e utilizar várias técnicas de animação; Identificar as soluções mais adequadas para animar efeitos específicos.
Programa
Introdução a AVT; Núcleo Gráfico; OpenGL; Curvas e Superfícies Paramétricas; Mapeamento de Texturas; Detecção de Colisões; Técnicas de Animação; Sistemas de Simulação; Física; Objectos Deformáveis; Modelação baseada em Cinemática Hierárquica; Simulação de Objectos Rígidos; Controlo de Grupos de Objectos.
Metodologia de avaliação
Componente Teórica - 40% Nota mínima da componente teórica: 9,5 valores Componente Prática - 60% Nota mínima do laboratório: 9,5 valores
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
OpenGL 1.2 Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL
Mason Woo, Jackie Neider, Tom David, Dave Shreiner, Tom Davis
OpenGL Architecture Review Board