Disciplina

Área

Área Científica de Computação Gráfica e Multimédia > Visualização Gráfica

Activa nos planos curriculares

MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2018 > MEIC-T 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2021 > Meic-T 2021 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Animação e Visualização Tridimensional

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Multimédia > Animação e Visualização Tridimensional

Nível

Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Esta UC introduz e discute o estado de arte das técnicas de concepção e desenvolvimento de aplicações gráficas 3D, com preocupações ao nível do tempo-real, da interactividade e do realismo, através da utilização das APIs gráficas OpenGL e WebGL. Inclui o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D imersiva num dispositivo móvel recorrendo a um par de óculos de Realidade Virtual de baixo-custo, os Google Carboard. A cadeira também também aborda os avanços mais recentes na tecnologia de GPU e suas aplicações à simulação e jogos de computador. Após a frequência desta disciplina, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas elementares utilizados em sistemas de Ambientes Virtuais Interactivos e Tempo-Real, identificando os termos, conceitos e princípios básicos subjacentes.

Programa

Síntese de Imagem por Computador em Tempo-Real; Pipeline de Visualização 3D (OpenGL 3.X e WebGL); Shaders; programação com linguagem de shading GLSL; Formatos de descrição de cenas; Transformacões Geométicas Avançadas; Aparência Visual: Iluminação avançada e mapeamento de Texturas (Bump Mapping e Environmental Mapping); Detecção de colisões; Efeitos visuais especiais: lens flare, stencil, impostores, sistemas de partículas; Estéreoscopia, Técnicas de Aceleração para vídeojogos e simuladores.

Metodologia de avaliação

Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%

Bibliografia

Principal

“Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with Shader-Based OpenGL”, 6th Edition

Edward Angel

2012

Pearson / Addison-Wesley


“OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 4.3” (8th Edition)

Dave Shreiner

2013

Pearson Education