Disciplina
Ambientes Inteligentes
Área
Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Aplicações e Serviços em Redes
Activa nos planos curriculares
MEIC-A 2021 > MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos > Ambientes Inteligentes
MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos > Ambientes Inteligentes
MEIC-T 2015 > MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais > Ambientes Inteligentes
MEIC-A 2015 > MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Computacionais > Ambientes Inteligentes
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Ambientes Inteligentes
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Sistemas Embebidos > Ambientes Inteligentes
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Embebidos > Ambientes Inteligentes
Nível
A avaliação consiste em 3 mini-testes (25%) e um projecto (75%). Os mini-testes são individuais; o projecto é realizado em grupos de 2 alunos, envolvendo uma componente prática a ser demonstrada, a entrega de relatório e uma apresentação pública.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Dar uma visão abrangente e integrada dos conceitos e plataformas tecnólogicas utilizadas na monitorização, controlo e interacção com o meio envolvente. São abordadas as soluções legadas e as emergentes, baseadas nas tecnologias da informação e comunicação, tomando como referências grandes domínios consensualmente considerados relevantes e com elevado potencial de integração e renovação tecnológicas: Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Mobilidade, Edifícios Inteligentes, Indústria, Logística e Distribuição, Vida Assistida.
Programa
Introdução aos Ambientes Inteligentes. Componentes e tecnologias dos ambientes inteligentes: sensores e actuadores. Tratamento da informação dos sensores. Computação embebida. Tecnologias de detecção, identificação e localização de objectos e pessoas. Edifícios e habitações inteligentes. Tipos de requisitos: conforto, energia, segurança. Plataformas de automação legadas: X10, KNX, LonWorks. Plataformas baseadas em standards IP: Building Automation and Control Network (BACnet). Plataformas IoT: soluções da Amazon, Google, Apple e Samsung. Gestão de instalações: ambiente, energia, segurança (safety and security). Gestão energética e Smart Grid. Indústria e Logística: ambientes da produção e da cadeia de distribuição de bens. A fábrica reactiva e reconfigurável (Indústria 4.0). Cidades inteligentes (Smart cities): serviços, mobilidade e acessibilidades, ambiente, energia. Sistemas inteligentes de mobilidade. Vida Assistida: biossensores e vestuário e têxteis inteligentes.
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste em 3 mini-testes (25%) e um projecto (75%). Os mini-testes são individuais; o projecto é realizado em grupos de 2 alunos, envolvendo uma componente prática a ser demonstrada, a entrega de relatório e uma apresentação pública.
Pré-requisitos
Conhecimentos de programação que permitam o desenvolvimento autónomo de aplicações.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial consiste no apoio e desenvolvimento do projecto. Os temas do projecto são diversos, podendo ser propostos pelos alunos, desde que integrados no contexto da unidade curricular.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.
Componente de Competências Transversais
As principais Competências Transversais a desenvolver são o Pensamento Crítico e Inovador e as Competências Interpessoais. A primeira competência deverá manifestar-se na realização do projecto da UC em que é valorizada a inovação e a procura de novas abordagens para a resolução de um dado problema no contexto dos Ambientes Inteligentes. A segunda competência está directamente ligada ao método de avaliação que explicita a realização do projecto em grupo, a realização de relatório escrito e sua apresentação oral pública.
Bibliografia
Principal
Guide to Ambient Intelligence in the IoT Environment: Principles, Technologies and Applications