Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Aplicações e Serviços em Redes

Activa nos planos curriculares

DFARST2006 > DFARST2006 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares de Tipo M > Gestão de Redes e Serviços

MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Arquitectura e Gestão de Redes > Gestão de Redes e Serviços

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Redes, Aplicações e Serviços > Gestão de Redes e Serviços

LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Engenharia Electrotécnica e Engenharia Informática > Gestão de Redes e Serviços

Nível

Nota final NF = 0,4*PT + 0,4*PL + 0.2 PP (PP – Exame final; PL¬ –4 Mini-projectos de laboratório; PP – 1 trabalho individual de pesquisa) (nota mínima de 9.5 valores por componente)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Ser capaz de modelar a gestão duma infra-estrutura de comunicações dum operador de telecomunicações. Ser capaz de gerir de redes de comunicações complexas Ser capaz de configurar equipamentos e serviços dessas mesmas redes Ser capaz de monitorizar o desempenho duma rede de comunicações Ser capaz de gerir as faltas duma rede de comunicações Ser capaz de construir uma especificação técnica dum contrato de nível de serviço. Ser capaz de acompanhar um contrato de nível de serviço. Ser capaz de construir os processo de gestão dum operador de telecomunicações

Programa

Conceitos gerais Conceitos fundamentais de redes, sistemas e serviços; Evolução das redes, sistemas e serviços; Enquadramento de gestão Modelos de Gestão Modelo de Áreas Funcionais; Modelo de Responsabilidade; Modelo do Ciclo de Vida Standards de Gestão Conceito de Arquitectura de Gestão; Arquitectura de Gestão Internet; Arquitectura de Gestão DMTF; Gestão baseada na Web; Gestão baseada em políticas activas Ferremantas de Gestão Monitorização de desempenho; Configuração de equipamentos e serviços; Plataformas de Gestão; Sistemas de Gestão de Problemas e Outras ferramentas Processos de gestão. Estruturação de serviços; Contratos de nível de serviço; Modelo de estruturação de processo dum operador de telecomunicações (eTOM)

Metodologia de avaliação

Nota final NF = 0,4*PT + 0,4*PL + 0.2 PP (PP – Exame final; PL¬ –4 Mini-projectos de laboratório; PP – 1 trabalho individual de pesquisa) (nota mínima de 9.5 valores por componente)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Integrated Management of Networked Systems—Concepts, Architectures and Their Operational Application

H.G. Hegering, S. Abeck, B. Neumair

1998

Morgan Kaufmann


Foundations of Service Level Management

R. Sturm, W. Morris e M. Jander

2000

SAMS


SNMP SNMPv2 and RMON - A Practical Network Management

William Stallings

1999

SNMP SNMPv2 and RMON