Disciplina
Gestão de Redes e Serviços
Área
Área Científica de Arquitectura e Sistemas Operativos > Aplicações e Serviços em Redes
Activa nos planos curriculares
DFARST2006 > DFARST2006 > 3º Ciclo > Unidades Curriculares de Tipo M > Gestão de Redes e Serviços
MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Arquitectura e Gestão de Redes > Gestão de Redes e Serviços
MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Redes, Aplicações e Serviços > Gestão de Redes e Serviços
LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Engenharia Electrotécnica e Engenharia Informática > Gestão de Redes e Serviços
Nível
Nota final NF = 0,4*PT + 0,4*PL + 0.2 PP (PP – Exame final; PL¬ –4 Mini-projectos de laboratório; PP – 1 trabalho individual de pesquisa) (nota mínima de 9.5 valores por componente)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Ser capaz de modelar a gestão duma infra-estrutura de comunicações dum operador de telecomunicações. Ser capaz de gerir de redes de comunicações complexas Ser capaz de configurar equipamentos e serviços dessas mesmas redes Ser capaz de monitorizar o desempenho duma rede de comunicações Ser capaz de gerir as faltas duma rede de comunicações Ser capaz de construir uma especificação técnica dum contrato de nível de serviço. Ser capaz de acompanhar um contrato de nível de serviço. Ser capaz de construir os processo de gestão dum operador de telecomunicações
Programa
Conceitos gerais Conceitos fundamentais de redes, sistemas e serviços; Evolução das redes, sistemas e serviços; Enquadramento de gestão Modelos de Gestão Modelo de Áreas Funcionais; Modelo de Responsabilidade; Modelo do Ciclo de Vida Standards de Gestão Conceito de Arquitectura de Gestão; Arquitectura de Gestão Internet; Arquitectura de Gestão DMTF; Gestão baseada na Web; Gestão baseada em políticas activas Ferremantas de Gestão Monitorização de desempenho; Configuração de equipamentos e serviços; Plataformas de Gestão; Sistemas de Gestão de Problemas e Outras ferramentas Processos de gestão. Estruturação de serviços; Contratos de nível de serviço; Modelo de estruturação de processo dum operador de telecomunicações (eTOM)
Metodologia de avaliação
Nota final NF = 0,4*PT + 0,4*PL + 0.2 PP (PP – Exame final; PL¬ –4 Mini-projectos de laboratório; PP – 1 trabalho individual de pesquisa) (nota mínima de 9.5 valores por componente)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Integrated Management of Networked Systems—Concepts, Architectures and Their Operational Application
H.G. Hegering, S. Abeck, B. Neumair
Foundations of Service Level Management
R. Sturm, W. Morris e M. Jander
SNMP SNMPv2 and RMON - A Practical Network Management