Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Tecnologia de Inteligência Artificial

Activa nos planos curriculares

LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Inteligência Artificial

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Informática e de Computadores > Inteligência Artificial

Min-IA 2021 > Min-IA 2021 > Inteligência Artificial

Min-I 2021 > Min-I 2021 > Inteligência Artificial

Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Inteligência Artificial e Robótica > Inteligência Artificial

LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Inteligência Artificial

LEBiol 2021 > LEBiol 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major > Inteligência Artificial

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização Complementares > Fundamentos de Engenharia Informática > Inteligência Artificial

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Fundamentos de Engenharia Informática > Inteligência Artificial

LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Inteligência Artificial

LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Inteligência Artificial

Nível

Exame: 50%; Mini-testes: 10%; Projecto: 40%.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Introduzir o tema de Inteligência Artificial ao aluno, de forma a que adquira os conhecimentos básicos desta área da informática e o motive a seguir a área da Inteligência Artificial. Servir de base a cadeiras mais avançadas de Inteligência Artificial.

Programa

Introdução à IA. Agentes. Ambientes. Agentes de Reflexos Simples. Agentes com estado Interno. Agentes com objectivos. Agentes com utilidade. Agentes com aprendizagem. Procura. Procura em árvore. Procuras cegas. Procura em largura primeiro. Procura custo uniforme. Procura profundidade primeiro. Procura limitada. Procura em profundidade incremental. Procura bidirecional. Comparação entre procuras. Procura Informada. Procura Melhor Primeiro. Procura Gananciosa. Procura informada. Procura A*. Heuristicas. Jogos. Algoritmo Minimax. Cortes alfa-beta. Decisões em tempo real. Problemas de Satisfação de Restrições. Propagação de Restrições. Inferência. Procura por retrocesso. Procura local. A estrutura de problemas. Raciocínio Probabilístico. Redes Bayesianas. Inferência exacta em redes Bayesianas. Aprendizagem automática. Bias / Variance. Formas de Aprendizagem. Aprendizagem estatística. Aprendizagem supervisionada. Classificação: vizinhos mais próximos, classificadores lineares. Regressão: linear, local ponderada. Árvores de Decisão. Aprendizagem não supervisionada. K-means. Aprendizagem por reforço. Aplicações da IA.

Metodologia de avaliação

Exame: 50%; Mini-testes: 10%; Projecto: 40%.

Pré-requisitos

na

Componente Laboratorial

na

Princípios Éticos

na

Componente de Programação e Computação

na

Componente de Competências Transversais

na

Bibliografia

Principal

Artificial Intelligence: A Modern Approach

Stuart Russel and Peter Norvig

2003

Prentice Hall