Disciplina
Fundamentos da Programação
Área
Área Científica de Metodologia e Tecnologias da Programação > Linguagens de Programação
Activa nos planos curriculares
LENO 2021 > LENO 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LEIC-T 2021 > LEIC-T 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LEME 2021 > LEME 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LEFT 2021 > LEFT 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LEMec 2021 > LEMec 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LETI 2021 > LETI 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LEIC-A 2021 > LEIC-A 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental > Fundamentos da Programação
LERC 2006 > LERC 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Fundamentos da Programação
LEIC-A 2006 > LEIC-A 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Fundamentos da Programação
LEIC-T 2006 > LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática > Fundamentos da Programação
Nível
Avaliação contínua nas aulas práticas 2 Projetos de programação 1 Exame. A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.5 h/semana
1.5 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Fornecer conhecimentos sobre conceitos fundamentais relativos à actividade de programação, nomeadamente, algoritmo, abstracção procedimental e abstracção de dados, a programação como construção de abstracções, paradigmas de programação. Após a frequência da cadeira, os alunos deverão dominar os conceitos apresentados e serem capazes de desenvolver programas numa linguagem de programação de alto nível, o Python.
Programa
Computadores, algoritmos e programas. Linguagens de programação. Sintaxe e semântica. Elementos básicos de programação. Tipos elementares de dados. Nomes e atribuição. Comunicação com o exterior. Programas, instruções e sequenciação. Selecção. Repetição. Funções. Abstracção procedimental. Tuplos e ciclos contados. Cadeias de caracteres. Listas. Funções recursivas. Funções de ordem superior. Programação funcional. Recursão e iteração. Ficheiros. Dicionários. Abstracção de dados. Tipos abstratos de dados. Programação com objectos.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua nas aulas práticas 2 Projetos de programação 1 Exame. A componente de avaliação contínua terá um peso >=40%
Pré-requisitos
na
Componente Laboratorial
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.
Componente de Competências Transversais
Durante a realização do projetos os alunos desenvolvem as competências de Pensamento Crítico e Inovador e Competências Intrapessoais.
Bibliografia
Principal
Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas